Geral
20/02/2014 12:18 - Campinas avalia o varejo e as oportunidades com a Copa
Levantamento feito pelo Sebrae aponta que os preparativos para a Copa do Mundo no Brasil já renderam R$ 281 milhões em negócios para micro e pequenas empresas. Para alguns setores, o Mundial alavanca as vendas e gera oportunidades, como no caso do comércio esportivo. Alguns empreendedores precisam lidar com desafios, como a necessidade de contratação de mais funcionários, por conta do aumento de público. Para estabelecimentos como bares, clubes, restaurantes e outros negócios do ramo alimentício, os dias de jogos podem significar maior movimentação, com reuniões de grupos de amigos para assistir às partidas. No entanto, há normas específicas para transmissão de jogos em estabelecimentos desse tipo.
O diretor do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), Laerte Martins, acredita que os setores de serviço e comércio devem contratar de janeiro a julho, 16 mil pessoas, acréscimo de 5% sobre a mão de obra formal. Atualmente, os dois setores somam cerca de 290 mil trabalhadores formais. Já setores do comércio e serviços, devem registrar queda no movimento de consumidores, pois vão estar envolvidos em festas e comemorações.
Em outros casos, o desafio pode ser calcular bem o estoque. O excesso de camisas da seleção brasileira, por exemplo, pode se transformar em prejuízo caso o time vença a competição, pois nesse caso o interesse será pela camisa nova com a sexta estrela.
O gerente de marketing da Miami Store de Campinas, Hugo Vega, diz que é importante que o mercado visualize o evento como um momento propício para vender mais. "O trabalho do empresário é acreditar no que antecede o evento, pois o Brasil todo vai estar em festa, o consumidor estará mais apto a fazer a compra", defende. Vega espera um aumento de 20% nas vendas do setor esportivo da loja. "Esperamos esse acréscimo no período entre março e maio, principalmente do material promocional, como o boneco Fuleco, a camisa do Brasil e a bola oficial da Copa", diz Hugo.
Visando orientar os empreendedores no que se refere ao planejamento para períodos de relevância como a Copa do Mundo, a Acic promove o "Encontro de Varejo - Prepare sua Empresa para a Copa" no dia 26 de fevereiro, na sede da Acic, no centro.
A presidente da Acic, Adriana Flosi, destaca, por exemplo, o design das lojas e defende a necessidade de cuidadosa curadoria para escolher produtos diferenciados, oferecer experiências para o consumidor, que vão além da relação de compra e venda e garantir um atendimento premium baseado em informação suficiente. "Essas foram algumas tendências com as quais a delegação da Acic teve contato durante a Big Show 2014, realizada em Nova York pelo National Retail Federation, a maior feira de varejo do mundo. Ter na loja objetos, imagens, móveis que contenham histórias é uma forma de garantir um ambiente diferenciado", diz.
Ela acrescenta que possuir propostas claras da atividade, personalidade e surpreender o cliente foram outros destaques apresentados como forma de cativar o consumidor de maneira emotiva. O evento é aberto a todas as empresas da cidade interessadas no tema e contará com dois palestrantes. Eliana Souza, CEO da SPin Brazil Tours, agência que oferece serviços personalizados de turismo de negócios e cultural para visitantes internacionais. Eliana trabalhou na área operacional da realização da Copa do Mundo 2006 na Alemanha, em Berlim e Munique, onde prestou assistência a convidados VIPs de patrocinadores. Também palestrante, Alexandra Caprioli é diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas. O terceiro será Francis Flosi, gestor educacional e diretor-presidente do grupo Qualittas.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria