Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/02/2014 12:08 - Venda de chocolate tende a crescer

Após dois anos de estagnação, a indústria de chocolates se mostra mais otimista em 2014, com a Páscoa tardia, a Copa do Mundo e as eleições. Neste ano a melhor data do setor será 20 de abril, três semanas após a celebração em 2013.

As empresas esperam nessa Páscoa uma temperatura mais amena e um consumidor menos endividado, após quitar as compras de Natal e impostos como o IPVA. O campeonato de futebol trará novo ânimo, com produtos inspirados no jogo. E, em anos de pleito eleitoral, o mercado projeta maior injeção de dinheiro na economia.

No ano passado, a produção de ovos de chocolate ficou estagnada em 80 milhões de unidades, segundo a Abicab, associação das indústrias brasileiras de chocolates. Segundo a Nielsen, as vendas do setor cresceram menos de 1% na Páscoa passada em relação a 2012. Neste ano, as principais companhias do mercado projetam crescer de 5% a 30%.

Pressionadas pelo dólar valorizado e maiores custos com cacau e brindes importados da China, as fabricantes vão reajustar os preços dos ovos de Páscoa em até 10% este ano. É o caso da Lacta e da Arcor. Para não repassar ainda mais, a empresa argentina buscou alternativas nas embalagens, como a retirada de fitas e etiquetas em grande parte da linha, segundo Anderson Freire, gerente de sazonais da Arcor. Os itens da Nestlé e da Garoto ficaram entre 5,5% e 6% mais caros. "Pela competitividade não é nosso interesse repassar mais que a inflação", diz Ricardo Bassani, gerente de marketing de chocolates da Nestlé. A Cacau Show vai terá reajuste abaixo da inflação, de 4%, em média, segundo o presidente Alexandre Costa.

A Nestlé prevê uma maior antecipação nas compras este ano, devido ao feriado de 21 de abril, um dia após a Páscoa, que deve fazer com que mais pessoas emendem o feriado. O grupo suíço espera um crescimento de 5% a 10% nas vendas das marcas Nestlé e Garoto.

Segundo Freire, da Arcor, apesar da estagnação no mercado, a Páscoa de 2013 foi muito boa para a companhia, com vendas 37% maiores do que o ano anterior. Para este ano, a expectativa é crescer 18% em volume e 30% em valor. O foco da empresa é o público infantil, com a marca Tortuguita. Mas este ano, a Arcor terá ovos da marca de bombons Bon o Bon, lançada no Brasil há um ano. "Estamos dando o primeiro passo no mercado adulto", diz Freire. Esse segmento representa 60% do mercado.

A Garoto, patrocinadora da Copa do Mundo, estampou o mascote oficial nas embalagens de ovos e também venderá uma bola e um troféu de chocolate - estes dois produtos são as principais apostas da marca e continuarão à venda até o fim da Copa. A Cacau Show e a Arcor também terão produtos relacionados a futebol. Para Ubiracy Fonseca, da Abicab, "turistas, como os europeus, que consomem mais chocolate que os brasileiros, vão vir para cá e comprar aqui".

A Cacau Show, maior chocolateria do Brasil, com 1.570 lojas em 850 cidades, espera vender 25% mais nesta Páscoa. A marca vai sortear R$ 1,5 milhão aos clientes em uma promoção. A companhia projeta um faturamento de R$ 2,4 bilhões em 2014, incluindo as vendas da fábrica e das lojas. A empresa comprou uma área de 36 mil metros quadrados em Itapevi (SP), por R$ 30 milhões, para ampliar a área de logística e distribuição, informou Costa.

A produção de chocolates, incluindo achocolatados, somou 800 mil toneladas no Brasil em 2013, praticamente estável em relação a 2012. Na comparação com 2011, houve queda de 2%. "Todo mundo comprou TV, fogão, geladeira, e agora tem que pagar", diz o presidente da Abicab, Getúlio Ursulino Netto, sobre a estagnação do setor. "A indústria está reagindo, com inovações, mas ainda deve levar um ano e meio, dois anos para maturar os investimentos".



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>