Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/02/2014 08:12 - Classe média dá mais atenção hoje a marcas e qualidade de produtos

A classe média brasileira, formada por 108 milhões de consumidores que movimentaram R$ 1,17 trilhão em 2013, dá mais valor a marca, preço e qualidade do que consome hoje em relação há um ano.Sete em cada dez se preocupam mais com qualidade e preço, 57% deles dão mais atenção às marcas e 51% pesquisam mais preços hoje.

O consumo nessa faixa cresceu 6,4% (descontada a inflação) em relação a 2012.Comportamentos como esses foram revelados no estudo "Faces da Classe Média", feito pela Serasa Experian e pelo Data Popular, que mapeou os diferentes perfis de consumidores da classe C.

Estão nessa faixa famílias com renda per capita de R$ 320 a R$ 1.120, segundo critérios estabelecidos pelo governo. De cada R$ 100 gastos nessa classe, R$ 46 foram no Sudeste, onde está a maior concentração desses consumidores. A classe C movimenta 58% do crédito no Brasil."Se esse contingente de pessoas formasse um país, ocuparia o 18° lugar no ranking das 20 nações com maior consumo do mundo", disse Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian.

A previsão é que a classe média chegue a 125 milhões em 2023, ou 58% da população. Hoje, representa 54%
"É uma classe que não pode ser entendida e tratada de uma só forma", diz Renato Meirelles, do Data Popular.O estudo segmenta esses consumidores em quatro grupos com comportamentos distintos: batalhadores (39%), experientes (26%), promissores (19%) e empreendedores (16%).

Quanto mais experiente esse consumidor, mais propenso está a optar por qualidade e preço. Esse grupo é formado em sua maior parte por autônomos, com hábitos mais conservadores e ensino fundamental completo.No grupo de "empreendedores" estão os que dão mais valor a marcas, valorizam a política do "faça você mesmo" e acessam mais a internet. "É como se fosse a classe A da classe C", disse.

Entre os "batalhadores", o que ganha destaque na hora de consumir é o preço e a relação "custo-benefício". Trabalham com carteira assinada, parcelam as compras e estudam para prosperar.Os "promissores" consideram mais a marca do que o preço. São mais inexperientes com o crédito (metade já passou por descontrole financeiro) e estão mais próximos aos jovens que integram a turma do chamado "rolezinho".



Veículo: Folha de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>