Geral
19/02/2014 08:08 - Classe C brasileira é 18º maior mercado consumidor do mundo
Com 108 milhões de pessoas e responsável por um gasto total de R$ 1,17 trilhão e 58% do crédito concedido no país no ano passado, a classe C brasileira representa sozinha o 18º maior mercado consumidor do mundo. Assim, se fosse um país, o grupo faria parte do G-20, que reúne as 20 maiores nações mais ricas do mundo e seria o 12º mais populoso do planeta, mostra a pesquisa "As faces da classe média", realizada pelo Instituto Data Popular e pela empresa Serasa Experian.
De acordo com o estudo, só este ano, o grupo deve consumir 8,5 milhões de viagens nacionais, 6,7 milhões de aparelhos de TV, 4,8 milhões de geladeiras e 4,5 milhões de tablets. São números que, na visão de presidente do Data Popular, Renato Meirelles, fazem com que a classe C tenha deixado de ser um segmento para se tornar o principal mercado consumidor do país.
O grupo, que tem renda entre per capita entre R$ 320 e R$ 1.120 e representa 54% da população da Brasil está concentrado principalmente na região Sudeste, com 43%, seguida do Nordeste (26%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (8%).
O principal objetivo da pesquisa foi dividir esse grande grupo de consumidores em segmentos para facilitar as ações de marketing das empresas. Assim, analisando 400 variáveis pelo período de um ano, os pesquisadores dividiram a classe média brasileira em quatro subgrupos: promissores, batalhadores, experientes e empreendedores.
O grupo dos promissores é formado pelos mais jovens, com idade média de 22,2 anos. São 19% da classe média, 95% são solteiros, 59% têm ensino médio completo, 57% trabalham com carteira assinada e 72% acessam a internet.
Os batalhadores têm em média 40,4 anos e são a maioria do grupo (39%) e, por isso, é que destina a maior verba para consumo: R$ 388,9 bilhões. Fazem largo uso do crédito a que tem acesso, focando nas prioridades, geralmente vinculadas ao bem-estar familiar.
O grupo de experientes é formado por 20,5 milhões de pessoas, 26% da classe média, com consumidores com idade média de 65,8 anos. Entre eles, 41% são viúvos, 36% de autônomos e apenas 7% com acesso regular à internet. Do total, 59% têm ensino fundamental completo e 31% não têm instrução.
Os empreendedores representam 16% da classe média, com 11,6 milhões de pessoas e são mais escolarizados do que os demais. Cerca de 42% estão cursando ou já concluíram o ensino médio e, 19%, o ensino superior. Têm idade média de 43 anos, 60% acessam a internet, a idade média é de 43 anos e 43% deles têm carteira assinada. Sendo o grupo que apresenta maior renda per capita, seu consumo anual é de R$ 276 bilhões.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria