Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

18/02/2014 11:55 - Varejo: Descubra o desejo do seu cliente

Armado com o acesso cada vez mais fácil e rápido a informações de produtos e serviços (sobretudo por causa dos smartphones), o consumidor hoje sabe muito bem o que quer comprar. Especialistas e grandes varejistas já perceberam que de nada adianta usar a velha estratégia de “empurrar” mercadorias para os clientes. A corrida, agora, é para encontrar maneiras de saber antecipadamente o que as pessoas desejam.

O Big Data, conjunto descomunal de cruzamentos de informações que pode dar parâmetros para a tomada de decisões, é uma ferramenta poderosa, sem dúvida. Mas o varejo também pode captar e cruzar dados de maneira bem mais prosaica: apostando no atendimento dentro do ponto de venda para descobrir características específicas da clientela que possam se reverter em vendas. Assim, depois de atrair o cliente com uma vitrine bem montada, como o Diário do Comércio mostrou na última sexta-feira, dentro da loja o varejista tem como manter aquele consumidor em seu espaço – e, mais importante, pode oferecer o que ele de fato quer comprar, deixá-lo feliz e convencê-lo a voltar.

No último Big Show, maior evento mundial de varejo, um dos cases de sucesso mais comentados foi o da grife de roupas e acessórios femininos Tory Burch. O que chamou a atenção dos especialistas foi o Client Book. Trata-se de uma ferramenta digital que compila dados de cada cliente, captados tanto no site quanto nos pontos de venda. A marca reúne, nessa plataforma, informações como data de aniversário, histórico de compras nos dois anos anteriores (com fotos dos produtos comprados) e itens colocados pela própria cliente em uma lista de desejos encontrada no site. O Client Book fica disponível para os vendedores em todas as lojas da rede. Com dez anos de história, a Tory Burch nasceu em Nova York e hoje tem 100 lojas pelo mundo (inclusive no Brasil, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Curitiba).

A ideia é bem simples, remete à antiga caderneta de anotações. Mas o resultado em termos de fidelidade de clientes é surpreendente. Imagine um marido aflito por ter de dar um presente de aniversário para a esposa sem ter a menor noção do que comprar. Ele vê a marca Tory Burch em um sapato da mulher e resolve ir até uma das lojas físicas. Apresenta seu problema a um vendedor, que pergunta: “Qual é o nome da sua esposa?” Diante da informação, o vendedor saca o Client Book e, analisando o conteúdo referente à esposa, oferece ao marido uma seleção de produtos de que ela provavelmente vai gostar. Ele escolhe uma peça e faz sucesso com o presente – afinal, a Tory Burch conseguiu descobrir o que a mulher queria ganhar. Será que esse consumidor vai se arriscar a, da próxima vez, comprar o presente em outro lugar? É possível, mas improvável. A própria presenteada vai se sentir cada vez mais ligada à marca. E é esse, no final, o objetivo da Tory Burch: criar uma relação genuína entre a marca e a consumidora, usando bem as informações de que dispõe.

Reproduzir esse modelo no varejo brasileiro requer investimento e esforço, mas é possível. E já há redes de lojas com experiências baseadas na observação do comportamento dos consumidores. A TVZ, rede de roupas e acessórios femininos, com 30 unidades pelo Brasil, aposta no treinamento permanente das vendedoras. “Conhecer bem o produto é fundamental para as vendedoras descobrirem para que tipo de consumidora é mais adequado. Por isso, levamos as equipes de vendas para visitar a fábrica pelo menos duas vezes na temporada de inverno e três vezes na de verão”, conta a gerente de Marketing, Adriana Lopes.

A marca tem uma experiência parecida com a da Tory Burch, com relatórios sobre o histórico de compras das clientes disponíveis nas lojas. Além disso, as vendedoras entram em contato com suas clientes por sms para avisar sobre eventos de lançamento de coleções e liquidações. São maneiras, no varejo moderno, de agradar o cliente oferecendo o que ele quer sem adotar uma postura invasiva – que pode destruir uma fidelidade conquistada com muito trabalho.



Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>