Geral
27/01/2014 12:39 - Expectativa positiva para varejo eletrônico
As tendências para os balanços do setor de varejo são distintas no quarto trimestre, marcado por um Natal com apetite mais morno por parte dos consumidores. Enquanto o mercado segue cético quanto à recuperação das varejistas de moda, a expectativa é bastante positiva para aquelas que vendem eletroeletrônicos e para as empresas de supermercados, que ajustaram a estratégia e passaram a abrir mão de preços em troca de maiores volumes de vendas.
"As varejistas têxteis têm sentido de forma mais acentuada o enfraquecimento do consumo e boa parte delas ainda não conseguiu se adequar ao novo cenário", afirma Daniela Martins, da corretora Concórdia. Segundo a equipe do Itaú BBA , a expectativa é que as vendas "mesmas lojas" - que incluem lojas abertas há pelo menos um ano - tenham crescimento tímido, na casa de um dígito baixo, para nomes como Hering, Marisa, Le Lis Blanc e Arezzo.
Corroborando o cenário mais complicado, a Renner decidiu cortar o percentual do lucro pago na forma de dividendos da média de 75% dos últimos anos para 40% em 2013. "É uma forma de manter o plano de abertura de lojas em meio ao cenário mais adverso", disse o diretor administrativo e financeiro da companhia, Laurence Beltrão Gomes.
Por outro lado, o varejo de eletroeletrônicos, que vinha sofrendo ao longo do último ano, deve mostrar forte recuperação. O crescimento nas vendas televisores, smartphones e tablets, associado a volumes maiores com os descontos da "Black Friday", e cortes de custos para recuperar rentabilidade preparam o caminho para um dos melhores trimestres em muito tempo para o setor, afirmam analistas.
Os números prévios da Via Varejo referentes ao período de outubro a dezembro dão o tom. A receita com lojas abertas há mais de um ano subiu 10,8% no quarto trimestre frente ao quarto trimestre de 2012 e o faturamento total no período cresceu 11,8%, para R$ 6,23 bilhões. Nessa linha, a expectativa do Itaú BBA é que as vendas "mesmas lojas" do Magazine Luiza tenham subido 11% nos últimos três meses do ano. Para a B2W, dona do Submarino.com, a projeção é que a receita avance acima de 20% na mesma base de comparação.
Após resultados decepcionantes no começo do ano, as empresas que trabalham com itens essenciais e de menor tíquete médio, como alimentos e bebidas, fizeram uma correção de rota. "Os supermercados decidiram não aumentar tanto o preço para trazer o consumidor de volta às lojas", afirma Daniela, da corretora Concórdia.
E a estratégia parece ter dado resultado. Dados preliminares mostram que a receita do segmento alimentar do Pão de Açúcar teve aumento de 17,2% sobre os últimos três meses de 2012. Para compensar a perda de margens com a política de menor repasse de custos, essas companhias têm recorrido a cortes nas despesas operacionais, explica Richard Cathcart, do BES Investimentos. "É de se esperar uma queda no lucro bruto, mas a diminuição das despesas deve resultar em resultado operacional maior na comparação anual", afirma o analista.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria