Geral
24/01/2014 11:55 - Verão e exportação impulsionam em 10% negócios da Itapuã
A Itapuã, fabricante brasileira de calçados, projeta para este ano um crescimento de pelo menos 10% na produção e nas vendas. Segundo a companhia, a alta seria impulsionada pelo bom momento vivido pelo setor varejista, neste início de ano, e pelo aumento das exportações, em decorrência da valorização do dólar nos últimos meses.
"Atualmente, as exportações respondem por 10% das vendas totais da empresa. No entanto, acreditamos que a alta do dólar pode elevar esse índice para 15% nos próximos anos", afirma o gerente nacional de vendas da Itapuã, João Luiz Gimenes, em entrevista ao DCI.
Para atender a demanda, a empresa estuda o lançamento de 20 novas linhas de produtos até o final de 2014, por meio de suas três marcas: Itapuã, New Face e Itsandal. Entre os itens vendidos pela companhia estão sandálias, sapatilhas e botas.
"Fechamos o ano passado com uma produção de 200 mil pares de calçados, destinados ao público infantil, feminino e masculino. Em 2014, devemos ultrapassar esse volume", ressalta o gerente de vendas.
Na semana passada, a marca de calçados participou da 41ª edição da Couromoda, feira destinada aos profissionais do varejo. Na ocasião, a empresa estimava comercializar 300 mil pares de calçados. "Em 2013, o varejo não comprou muito da indústria, cenário que não havia sido projetado por nós. Neste início de ano, porém, as coisas já estão diferentes, o que nos deixa bem otimistas", diz Gimenes.
No ano passado, a empresa também sofreu com o aumento nos custos, atrelados à alta nos preços de alguns insumos e ao reajuste de salários. "Tivemos que repassar preços em certas linhas. Esse reajuste ficou entre 3% e 5%", acrescenta Gimenes.
Nordeste
As projeções de alta realizadas pela Itapuã em 2014 também levam em consideração os bons resultados registrados na Região Nordeste do País ao longo do ano. "Atualmente, o Nordeste responde por 40% das nossas vendas anuais. Já o Sudeste, é responsável por 30% dos nossos negócios", explica.
De acordo com o executivo, como o inverno é mais brando nesta região do País, as vendas de sandálias seguem em alta durante todo o ano, ao contrário da sazonalidade que afeta as vendas desta categoria em outras localidades do Brasil, aonde o inverno é mais rigoroso.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria