Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

20/01/2014 12:39 - Copa será oportunidade para vender cachaça

Produtores da bebida querem ampliar as exportações, que hoje representam apenas 1,3% da produção brasileira


Dos mais de 800 milhões de litros de cachaça produzidos anualmente no Brasil, apenas 1,3% é exportado. É muito pouco para os olhos dos produtores e fabricantes de cachaça no país, principalmente por saberem que a bebida brasileira é adorada pelos estrangeiros. No ano da Copa do mundo de futebol em solo brasileiro, a estratégia está montada: com o país cheio de turistas do exterior, o plano é apresentar o melhor da nossa bebida e reverter o quadro de exportação. No comparativo, é tornar a cachaça para o Brasil como o que os mexicanos conseguiram fazer com a tequila, uma marca registrada do lugar.

A diretora executiva da associação de produtores de aguardente de Pernambuco (APAR) e presidente da câmara setorial para discutir as necessidades do setor, Margareth Rezende, reforça o entusiasmo que o estratégico ano de 2014 será para o setor com a realização da Copa. "Estamos avançando em todos os campos para que o gosto dos estrangeiros pela bebida seja validado em crescimento de negócios, além de estender o apreço pela bebida para os brasileiros, ainda resistentes ao nosso destilado", destaca.

   
"Turistas desconhecem história da cachaça", diz Maria das Vitórias. Foto: Pitu/divulgação
A lista de ações para disseminar a cultura da cachaça inclui treinamento junto aos estabelecimentos comerciais (bares, restaurantes), oferecendo passo a passo de como produzir a legítima caipirinha ou treinamento de como harmonizar a bebida com os alimentos. "Vale lembrar que fortalecemos sempre o consumo responsável da cachaça, principalmente por um trânsito seguro", destaca. "O movimento também considera a valorização da cultura, apresentando a história da bebida no Brasil", complementa.

O projeto Copa Cachaça é parceria entre a APAR, Sebrae e Agência para o Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper). Ele foi testado na copa das confederações e terá continuidade neste ano para o projeto que o setor chama de recomposição de cenário de comercio exterior. "Há uma falta de conhecimento total dos estrangeiros em relação a nossa bebida. Quando eles conhecem a história e como ela evoluiu junto com o país, ficam impressionados. Temos clientes no exterior e estamos sempre visitando as unidades deles para treiná-los em formas de servir, com oficinas de caipirinha, porque eles desconhecem, inclusive, que nossa cachaça é de fato cachaça é não um rum dos quais eles têm de montes por lá", explicou Maria das Vitórias Cavalcanti, diretora de produto e relações internacionais da Pitú.

Estados Unidos e Europa (principalmente Alemanha) têm representado um crescimento forte em todas as cachaças importadas e são o principal mercado da Pitú. "O México também se tornou um grande mercado. Somos líderes no país, inclusive. Ele foi o primeiro mercado externo da Pitú Gold, da nossa linha premium", explicou.


A Cachaçaria Carvalheira é circuito turístico no Recife para apreciadores da bebida. Nayrce Carvalho, gerente comercial da empresa, garante que no fim do circuito, a venda direta da bebida é certa. “Depois de apresentar o processo, a estrutura da produção e receber uma aula de caipirinha, há a degustação da nossa 'caiprinha morena', que é a caipirinha feita com a nossa cachaça Extra Premium. Os turistas estrangeiros ficam apaixonados", destaca. Para o setor, o pleito é que a propaganda internacional tenha mais apoio, já que as formas de divulgação da bebida são reduzidas e não muito explicativas.



Veículo: Diário de Pernambuco

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>