Geral
15/01/2014 10:51 - Efeito Copa: Carnaval vai movimentar R$ 6,1 bilhões
Com destinos turísticos mais competitivos e ganho de visibilidade com a Copa, país pode celebrar um dos maiores carnavais dos últimos anos
A maior festa popular do Brasil, o Carnaval, vai receber cerca de 6,4 milhões de turistas e acrescentar R$ 6,1 bilhões na economia do país, de acordo com um levantamento do Ministério do Turismo. O aumento de arrecadação se deve não só ao ganho de competitividade dos principais destinos turísticos do país, como Salvador, Recife e Rio de Janeiro, segundo o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, como também ao ganho de visibilidade do país com os grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.
"O Carnaval deste ano vai celebrar o crescimento do setor e aquecer os turistas para a Copa do Mundo", disse o ministro do turismo, Gastão Vieira. O acréscimo na economia do turismo, maior que nos últimos anos, ficará entre 5% e 6%, de acordo com a projeção.
Apenas a cidade do Rio de Janeiro, principal destino de turistas no Carnaval, deve contribuir com US$ 734 milhões, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo - a Riotur. A prefeitura de Recife e de Salvador também projetam ganhos percentuais que podem chegar a 8%.
Com o objetivo de aumentar o fluxo de visitantes e o tempo de permanência dos turistas nas principais capitais do país, o Ministério do Turismo analisa propostas de investimentos para a promoção do Carnaval em 20 cidades brasileiras. Se aprovadas, esses destinos podem receber R$ 3 milhões para o Carnaval de 2014. Apenas Recife recebeu, em dezembro do ano passado, R$ 2,6 milhões para investir em suas festas este ano. O carnaval de Recife atraiu 375 mil visitantes no ano passado.
Com o objetivo de tornar o Carnaval uma festa que gera emprego e renda durante todo o ano, o Ministério do Turismo discute com o setor estratégias para transformar o evento em um produto turístico. Uma primeira audiência pública aconteceu em 2013.
Fonte: Ascom/Ministério do Turismo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria