Geral
15/01/2014 07:58 - Consumo com materiais escolares devem crescer 10,4%
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular mostrou que, neste ano, os pais deverão gastar cerca de 10,4% a mais que em 2012 com a compra do material escolar e livros. Já os gastos com matrículas e mensalidades vão aumentar 7,7% avaliando os mesmos dois anos.
"Em 2012 os gastos com materiais escolares foram da ordem de R$ 13 bilhões e nesse ano serão de R$ 14,4 bilhões. Já as matrículas e mensalidades subirão de R$ 53,8 bilhões em 2012 para R$ 57,9 bilhões nesse ano. O aumento do número de estudantes em escolas e universidades privadas, a expansão de cursos extracurriculares e a inflação do setor de educação maior do que o IPCA contribuem para o crescimento", destaca o presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles.
A classe média, que representa a maioria dos estudantes brasileiros, será a que mais sentirá no bolso esse aumento. "42% do total dos gastos com materiais escolares, R$ 14,4 bilhões, serão realizados pela classe média, ou seja, aproximadamente R$ 6 bilhões, contra R$ 6,2 bilhões da classe alta, que representa 15% do total de estudantes e R$ 2,2 bilhões da classe baixa, representando 37% do total", ressalta.
Segundo o IBGE, desde 2009, os valores dos produtos em educação subiram mais do que a inflação. Os picos ocorreram nos últimos três anos - 2011: 8,06% de aumento dos produtos contra 6,50% de inflação; 2012: alta de 7,78% no material escolar contra 5,84% de inflação; e 2013: 7,94% contra 5,91%.
Investimento
Apesar dessa constância, o brasileiro não encara educação como gasto mas, sim, como investimento, e acredita no retorno disso. "Cada ano de estudo impacta em 15,7% a mais no salário médio dos brasileiros, ou seja, estudou mais, tem salário melhor. Por mais que cada vez seja mais caro investir em educação, também é verdade que é um investimento com retorno garantido", acrescenta Meirelles.
Veículo: Diário do Nordeste
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria