Geral
13/01/2014 12:11 - Fabricantes de eletroportáteis diversificam oferta em 2014
Após equipar a cozinha e a área de serviço, o consumidor brasileiro começa a correr atrás de outros itens de desejo para os demais ambientes do lar. Diante desse cenário, algumas marcas de eletroportáteis, como Cadence e Philips, apostam em nichos ainda pouco explorados no País para ampliar suas vendas, como a categoria de cuidados pessoais, que reúne barbeadores e depiladores.
"O consumidor aproveitou a redução do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] para adquirir os itens de linha branca de que precisava. Agora, vemos um arrefecimento neste mercado. Em compensação, as vendas de outros portáteis estão crescendo. Eles aparecem como itens de desejo, e não de necessidade, como o caso do fogão ou da geladeira", diz o gerente da área de Home & Life Style da consultoria GfK, Oliver Römerscheidt.
Pensando nisso, a brasileira Cadence elegeu o segmento de beleza como um dos principais setores de atuação neste ano. "Hoje essa categoria oferece mais oportunidades para ampliarmos nosso portfólio e conquistarmos mais mercado", afirma o diretor comercial da Cadence, Dirceu Brugalli. Para este ano, a companhia aposta em uma nova linha de modeladores de cabelo.
"Esse aparelho possui um sistema capaz de aquecer e cachear o cabelo, soltando-o automaticamente após o fim do processo", explica Brugalli. As unidades serão importadas da China, aonde a empresa mantém um laboratório de pesquisa e desenvolvimento.
Os modeladores de cabelo, juntamente com a nova linha de liquidificadores e outros lançamentos na categoria de cozinha, como minifornos e micro-ondas, devem ajudar a empresa a atingir a meta de crescimento de 35% no faturamento deste ano. Em 2013, a receita da companhia registrou alta de 31%. "Projetamos lançar pelo menos 62 novos produtos neste ano. Hoje, o campeão de vendas da empresa é a fritadeira sem óleo. Em seguida estão os ventiladores, categoria que sofre um pouco com a questão da sazonalidade. Continuaremos apostando nestes itens, mas também traremos muitas novidades", diz.
Outra aposta da companhia consiste no crescimento da linha de chaleiras elétricas nas regiões Sul e Sudeste do País, projetando um aumento do consumo deste item durante o próximo inverno.
Gigante dos portáteis com a marca Walita, a holandesa Philips já investe há alguns anos no segmento de cuidados pessoais e deve reforçar os trabalhos para aumentar as vendas em 2014. De acordo com a diretora de marketing de Consumer Lifestyle da Philips, Alina Asiminei, o mercado de barbeadores e depiladores ainda é muito pequeno, mas oferece uma grande oportunidade de crescimento para o futuro.
"A penetração de barbeadores e depiladores nos lares brasileiros ainda é muito baixa, por isso, observamos um bom potencial de expansão nesta categoria. Este é um mercado que ainda precisa ser descoberto", analisa Asiminei. Um dos últimos lançamentos da companhia neste segmento foi o depilador à base de luz pulsada, intitulado de Lumea.
Entre os meses de janeiro e agosto do ano passado, o faturamento do setor de cuidados pessoais chegou à casa dos R$ 698 milhões, alta de 17% ante o mesmo período de 2012, segundo dados divulgados pela GfK. No entanto, no mesmo período, o segmento representava apenas 3% da receita do mercado nacional de portáteis e de linha branca.
Enquanto isso, a categoria de produtos para a cozinha representava 62% da receita total, de acordo com a GfK. Taxa que explica bem o porquê de a gigante sueca Electrolux continuar apostando em utensílios para a cozinha. "Vamos lançar portáteis este ano voltados para a cozinha. E para sobressair diante dos concorrentes focaremos na questão da funcionalidade e do design", diz a gerente de categoria de produtos da Electrolux, Adriana Gimenes.
A executiva afirmou ao DCI que para expandir as vendas é necessário incentivar o consumidor a buscar produtos com mais qualidade. "Agregar valor à categoria de portáteis não é fácil. Na Electrolux, sentimos que um dos caminhos que podemos seguir consiste em 'copiar' o que a indústria automobilística fez, mostrando o custo-benefício do item, o que justifica seu preço", afirma Gimenes. De acordo com a executiva, a indústria tem sentido também um impacto no custo da produção devido à alta de preços em algumas das principais matérias-primas, como o aço. No acumulado entre os meses de janeiro e novembro de 2013, as vendas de portáteis cresceram 14,4%, enquanto o faturamento do setor teve alta de 29,7%, em comparação com igual período de 2012, conforme dados da GfK.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria