Geral
13/01/2014 07:54 - Carnaval vai gerar primeiro lucro em Salvador este ano
Com quase R$ 54 milhões em patrocínios, o Carnaval de Salvador vai ser lucrativo pela primeira vez em sua história, informou ao Valor a prefeitura da capital baiana. O montante, mais de três vezes superior ao arrecadado em 2013, é resultado de uma estratégia de venda casada, pela qual os clientes que adquirem as cotas ganham o direito de patrocinar outros eventos no decorrer do ano.
Também pela primeira vez, o carnaval soteropolitano vai ser patrocinado por duas cervejarias. A Petrópolis, dona da marca Itaipava, fica com o circuito Barra-Ondina, enquanto que a Kirin Brasil, proprietária da Schin, terá o circuito do Campo Grande.
O secretário municipal de Turismo de Salvador, Guilherme Bellintani, disse que cada cervejaria vai desembolsar R$ 10 milhões, cifra que vai se somar a R$ 8,1 milhões da operadora Net, R$ 7 milhões da Petrobras, R$ 4,2 milhões do Itaú e cerca de R$ 4 milhões do governo do Estado da Bahia.
No caso da NET, ressalta o secretário, o patrocínio não será pago em dinheiro. "Vamos ter o equivalente a R$ 5 milhões em espaços para anúncios nos canais da empresa, que também vai disponibilizar R$ 3,1 milhões em serviços de televisão e internet em várias escolas municipais", disse Bellintani.
Ao todo, o montante supera de longe os R$ 17 milhões arrecadados no ano passado. As cotas vendidas, no entanto, contemplam também outros eventos previstos para este ano na capital baiana, como o Festival da Cidade, o Festival Internacional de Música e o réveillon, entre outros.
"O carnaval era vendido de forma isolada. Agora estamos adotando essa venda casada, que gerou resultados extremamente positivos", disse o secretário, ao registrar que será a primeira vez na história que a festa será superavitária.
Em 2013, segundo ele, a arrecadação passou longe do custo do carnaval, que ficou em R$ 30 milhões. A diferença foi bancada pela prefeitura. O orçamento para este ano prevê custo total um pouco menor, de R$ 28 milhões. Bellintani registra que os demais eventos oferecidos aos patrocinadores no pacote levantaram valores ínfimos de patrocínio em anos anteriores.
Estreante na festa baiana, a cervejaria Petrópolis vai dividir com a rival Kirin Brasil o patrocínio do carnaval. Além dos R$ 10 milhões referentes às cotas propriamente ditas, as duas empresas vão gastar algo em torno de R$ 5 milhões cada uma em toda a estrutura de divulgação e de vendas.
O diretor de mercado da Petrópolis, Douglas Costa, disse não ver problemas na presença da cervejaria rival. "São dois circuitos segregados e aportar nos dois seria caro. Acho que as duas empresas podem conviver perfeitamente", disse.
De olho no mercado nordestino, a Petrópolis "paquerou" o carnaval de Salvador em 2012, quando patrocinou alguns blocos e trios. Com a fábrica de Alagoinhas (a 120 km da capital) funcionando, o grupo decidiu entrar com força na disputa pelo consumidor baiano. A fábrica de Pernambuco, na cidade de Itapissuma, deve ficar pronta somente em abril, motivo pelo qual a Petrópolis ainda não vai entrar no Carnaval do Recife.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria