Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

10/01/2014 08:03 - 57,3% não irão às compras neste mês

Alta do endividamento e da taxa de juros, além da inflação registrada na Capital, ajudaram a reduzir a intenção



A intenção de compra do fortalezense em janeiro caiu 17,3 pontos percentuais, em relação a dezembro de 2013, sendo a menor dos últimos 15 meses. Para se ter uma ideia, 57,3% dos consumidores da Capital não pretendem ir às compras neste período, e o valor médio dos gastos deve ser de R$ 330,61. As informações são da Pesquisa Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC-CE)e divulgada ontem.


A redução no índice é explicada pelo diretor técnico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Alex Araújo, como uma tendência do perfil de consumo. De acordo com ele, que também é economista, o governo brasileiro vinha trabalhando com políticas de estímulo para a economia desde 2008, mas em fevereiro do ano passado começou o processo de redução dos incentivos.

Alex Araújo cita a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como uma dessas políticas. No dia 26 de dezembro do ano passado, por exemplo, o governo aumentou os tributos cobrados na fabricação de automóveis, recompondo parte das alíquotas do IPI.

Outros fatores


Somado a essa redução dos incentivos, o diretor técnico da Fecomércio-CE lembra que o aumento do endividamento e da taxa de juros, além da alta inflação registrada na Capital, ajudaram a reduzir a intenção de compra na Capital cearense. "Fortaleza foi impactada pela mais alta inflação do Brasil e, tudo isso, vem afetando estruturalmente o comércio, causando assim um desaquecimento", ressalta.

Itens desejados

Além da intenção de compra, os produtos que os consumidores de Fortaleza mais desejam também mudaram. Em janeiro, a televisão foi apontada como o objeto que será mais procurado pelos fortalezenses, com 21,7%. Para Alex, a alteração na lista de compras aponta para o perfil de um outro consumidor. Conforme diz, o consumidor de janeiro é aquele que se programou para o período de liquidação e até deixou de comprar em dezembro.

Ainda de acordo com a pesquisa, a intenção de compra mostra-se mais forte entre os consumidores do gênero masculino (46,5%), da faixa etária entre 25 e 34 anos (55,6%) e de renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (49,9%).

Os produtos mais procurados são: televisores, (citados por 21% dos entrevistados); móveis e artigos de decoração (14,6%); geladeiras e refrigeradores (11,4%); aparelhos de telefonia celular (11,3%); fogão (10,8%); computadores (9,2%) e máquina de lavar roupa, citada por 8,7% dos entrevistados.

ICC sobe


A Fecomércio-CE também divulgou ontem a pesquisa sobre o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Fortaleza. Segundo o estudo, o índice subiu 2,8% em janeiro, passando de 133,9 pontos, em dezembro, para 137,7 pontos neste mês.

Apesar do aumento apresentado pelo ICC de Fortaleza, o resultado do trimestre é inferior ao mesmo período do ano passado. A redução acaba sinalizando uma queda estrutural do otimismo, que é resultado do aumento da inflação, do elevado nível de endividamento das famílias e também do fim de vantagens fiscais criadas pelo governo federal para uma série de produtos de consumo duráveis.



Veículo: Diário do Nordeste

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>