Geral
09/01/2014 12:01 - Cresce a intenção de compras de bens duráveis no trimestre
O índice de consumidores que pretendem comprar bens duráveis no período de janeiro a março deste ano (primeiro trimestre) é de 49,6%. Segundo pesquisa realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, o indicador é 2,8 pontos percentuais maior do que o registrado no quarto trimestre de 2013, em que se verificou 46,8%.
Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, mais adequada às atividades sazonais do varejo, o índice representa uma significativa queda de 7,2 pontos percentuais, contudo. No primeiro trimestre de 2013, porém, 56,8% dos entrevistados declararam intenção de comprar ao menos um item de uma das categorias pesquisadas.
A amostra, composta por 500 consumidores da cidade de São Paulo, analisa a intenção de compra e de gasto em relação a diversas categorias de produtos. Os que apresentaram maior intenção de consumo para os próximos três meses foram: vestuário e calçados com 17,8%; viagens e turismo 13%; linha branca 10,6%; eletroeletrônicos 9%; móveis 7,4%, material de construção 7,4%; automóveis e motos 7,2%; telefonia e celulares 6%; informática 5,4%; cine e foto 3,6%; eletroportáteis 3% e cama, mesa e banho com 1,8% de intenção de compra no período.
Segundo o presidente do conselho do Provar/FIA Claudio Felisoni, mesmo com essa melhora, o varejo não sentirá grande mudança de patamar. "O otimismo está melhor, mas isso não significa uma previsão de expansão vigorosa do varejo neste ano". A pesquisa identificou também que o crescimento real das vendas será 1,3% maior no primeiro trimestre, na comparação com o quarto trimestre de 2013.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria