Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

28/11/2013 07:25 - Venda de eletroportáteis aumentou no Brasil

Nos últimos cinco anos, boa parte dos mais de 62 milhões de domicílios que existem no Brasil renovou suas lavadoras, fogões e refrigeradores. Ao todo, são 90 milhões desses produtos nos lares brasileiros, o que garantiu ao país uma boa base instalada beneficiada, em parte, pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A análise é da GfK - quarta maior empresa de pesquisa de mercado do mundo - que acaba de divulgar um estudo em sua 10ª Conferência Anual. O evento, realizado em São Paulo, teve como tema "O impacto do momento político e econômico do Brasil no consumo de bens duráveis".

"Observamos o arrefecimento do mercado de linha branca a partir de 2013. Também verificamos que o programa do governo federal ÀMinha Casa Melhor" ainda não teve impacto direto nas vendas desse segmento", afirma o gerente da Área de Home & Life Style da GfK, Oliver Romerscheidt.

Na comparação global, em 2012 o Brasil representava 7% do faturamento mundial de linha branca e 3% de eletroportáteis. No topo do ranking de linha branca está a região Ásia/Pacífico (29%) enquanto em eletroportáteis figura a Europa Ocidental (31%).

Já o setor de eletroportáteis, que teve queda em 2012, volta a crescer. Entre janeiro e agosto de 2013, seu faturamento no mercado brasileiro aumentou 20% em relação ao mesmo período do ano passado (faturamento de R$ 3,2 bilhões neste ano), contra uma alta de 1,3% no faturamento da linha branca (R$ 14,8 bilhões neste ano).

As categorias de eletroportáteis com maior participação em faturamento no mercado nacional são: preparadores de alimentos (20%), ventiladores (14%), ferro (9%), aspiradores (7%), pranchas de cabelo (6%). As fritadeiras, que nem apareciam no cenário 2012, hoje representam 4% em valor.

"O consumo de produtos Àsatélite" - que aumentam o conforto e satisfazem o emocional do consumidor, mas não têm a mesma Ànecessidade" de um fogão ou geladeira, por exemplo - está crescendo no país. Há bastante espaço para a indústria e o varejo em nichos como o de minifornos, que aumentou o faturamento em 26% desde o ano passado, cafeteiras, com alta de 17% no faturamento, e cooktops, que cresceram 11% em faturamento", exemplifica Romerscheidt em uma referência ao segmento de produtos relacionados à cozinha que faturou R$ 12,9 bilhões entre janeiro e agosto de 2013.

Segundo ele, além dos itens para a cozinha, o brasileiro tem se interessado por aparelhos domésticos de limpeza que facilitam o dia a dia, como secadoras (alta no faturamento de 40% entre 2012 e 2013) e lava-louças (alta de 19%), que puxam o crescimento enquanto as lavadoras de roupa continuam no mesmo ritmo positivo (7%). Itens para bem-estar/climatização apresentam alta no faturamento de 19%, com destaque para os filtros de água (crescimento de 78% no faturamento), e os bens duráveis para beleza e cuidados pessoais que cresceram 17%, com destaque para barbeadores, depiladores e cortador de cabelo (27% a mais no faturamento).

"A pesquisa de intenção de compra que fizemos em outubro com 500 consumidores nas principais capitais mostra que forno e fogão, seguidos por lavadora, cafeteira, refrigerador e liquidificador são os produtos em linha branca e eletroportáteis que deverão ter mais saída nos próximos seis meses", finaliza o gerente.




Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>