Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

27/11/2013 13:52 - Atacadistas seguem alertas em relação às vendas de 2014

Empresas do setor atacadista (cash&carry) demonstram apreensão com o desempenho do setor em 2014. Ainda que o mercado este ano esteja crescendo em relação ao ano passado, fatores como baixos investimentos internos e a falta de comunicação entre companhias e poder público são motivos de preocupação.

É o que afirmou em entrevista ao DCI o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) e diretor comercial da Jotujé Distribuidora, José do Egito Frota Lopes Filho. "Estamos preocupados com as expectativas e perspectivas do governo, porque os estrangeiros já estão um pouco duvidosos em relação aos investimentos no Brasil. Isso nos preocupa, mas mesmo assim trabalhamos com soluções junto aos fornecedores para manter o cenário positivo."

A expectativa da Abad é de aumentar em 3,5% o faturamento do setor em 2013 na comparação com o ano passado. O número foi revisado em abril, quando a expectativa era de 4,5%.

O ano tem apresentado oscilações para o setor atacadista. No mês de outubro, por exemplo, o crescimento em relação ao mês anterior foi de 8,88%. No entanto, a variação de setembro para agosto foi de -2,8%.

Um dos pontos mais destacados pelo presidente da entidade é a importância da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo. A iniciativa busca "maior sincronia entre poder público e privado", explica o executivo. Ele aponta ainda que a Copa do Mundo e eventuais protestos podem ter algum impacto em 2014, mas diz que o setor já se encontra preparado.

Segundo o professor do Programa de Administração de Varejo/Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA), Nuno Fouto, as condições de infraestrutura são inadequadas, mas o cenário deve melhorar. "Devemos ter uma melhora em logística e distribuição, até porque não dá para errar mais do que já se errou. Em um horizonte de cinco anos, o cenário deve evoluir, embora não acredite que vá ser solucionado", comenta. Fouto ainda ressalta que tanto o atacado distribuidor como o atacarejo "tem espaço para crescer, até porque há deficiência de empresas médias e grandes."

As principais empresas de cash&carry não deixaram de investir. O Assaí, bandeira pertencente ao Grupo Pão de Açúcar (GPA) incorporou 10 novas unidades. Nesta quinta-feira, a rede chega à 11ª com a operação de Rondonópolis, no Mato Grosso, totalizando 72 unidades no País. O Makro tem uma postura menos agressiva de abertura de lojas: este ano inaugurou duas unidades paulistas - Mogi das Cruzes e São Carlos - com aportes de R$ 35 milhões em cada uma.

Contrapartida

Neste ano, o consumidor final foi o principal impulsionador do setor atacadista. Com a inflação pressionando os preços dos alimentos e demais produtos, muitas famílias viram no cash&carry a forma mais barata de abastecer suas casas, uma vez que os produtos são 12% menores que nos supermercados. Cerca de 16,5% ou 530 mil novos lares, passaram a consumir por esse canal de venda, de acordo com a Nielsen.

"O atacarejo, que atende o consumidor, tem uma perspectiva muito boa, principalmente por se destacar com os preços melhores", destaca Fouto. "Esse segmento é mais eficiente, tem custo mais baixo e ainda tem muito espaço, porque não é muito aproveitado", aponta.

O potencial desse cliente é tamanho, que players como o Roldão, por exemplo, investiram mais para atendê-lo. Anteriormente, o presidente da rede, Ricardo Roldão, afirmou que 30% do faturamento vem das famílias e, por isso, a empresa ampliou a linha de produtos marca própria. "Os produtos de marca própria representam 6% do nosso negócio. Queremos chegar a 8% nos próximos dois anos", concluiu.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>