Geral
23/10/2013 10:30 - Rede aposta em lojista menor e mais rentável
Não foi só no nome que a Redecard mudou. Rebatizada como Rede, a credenciadora também repaginou a estratégia. A agressividade com que conquistou grandes lojistas após a abertura de mercado, em 2010, ficou para trás. Agora, a credenciadora de cartões, que captura o meio eletrônico de pagamento no varejo, vê pouco espaço para guerra de preço no segmento. Também se mostra mais disposta a fisgar os pequenos comércios, mesmo que isso signifique sacrificar ganhos de volume em prol de melhor rentabilidade.
"Após o fechamento de capital, deixamos de ter a pressão de entregar números todo trimestre", afirmou Milton Maluhy, presidente da Rede, em evento de lançamento da marca. "Alguma volatilidade de market share, ainda que para baixo, é esperada, na medida em que trabalhamos nossa estratégia de longo prazo. Depois, serão possíveis ganhos de market share de forma mais sustentável", disse.
Quando seu controlador, o Itaú Unibanco, fechou o capital da credenciadora, a Rede detinha cerca de 41,5% de participação de mercado, em dezembro de 2012. Em junho deste ano, a fatia encolheu para 40%. Maluhy criticou o que chama de "aluguel de market share" na competição do setor de cartões. "Você traz 'share' ao oferecer preço mais baixo ao grande varejo. É um ganho que vem rápido e vai mais rápido ainda, quando ele recebe oferta de preço menor."
Esse é um dos motivos que explicam o foco da Rede em pequenos comércios. "Os pequenos clientes não movem o ponteiro de 'share', mas movem o de rentabilidade", afirmou. Mais rentáveis, como têm menor poder de fogo para negociar preços, os pequenos lojistas ajudam a criar um colchão de ganhos que possibilita, em tese, maiores descontos nos grandes.
Maluhy adotou discurso semelhante ao da rival Cielo ao afirmar que as discussões com grandes lojistas precisam ir além do preço. "Queremos sair apenas da discussão de preço para o que podemos oferecer de valor agregado, seja no universo de meios de pagamento, seja nos produtos e serviços bancários", afirmou o executivo.
No terceiro trimestre do ano passado, a Rede assustou o setor de cartões - inclusive a concorrência - e tomou da rival Cielo grandes clientes. A perda equivaleu a R$ 12 bilhões em volume financeiro anualizado. Maluhy não descartou que o movimento possa se repetir, em casos pontuais, mas afirmou que o espaço para oferecer descontos a grandes lojistas, sem destruir margens, é reduzido.
No grupo de clientes que a Rede classifica como varejo, com volume de vendas em cartões de até R$ 3 milhões, a taxa de desconto cobrada de lojistas está entre 3% e 3,5%, disse Maluhy.
O Mobile Rede, leitor que, acoplado a um tablet ou smartphone, permite a aceitação de cartões como uma máquina POS é uma peça importante na conquista do pequeno varejo. "É um produto complementar ao POS. Os clientes que deixarem um POS para leitor serão uma quantidade pouco relevante", disse. O leitor custa R$ 129,00 mas não cobra aluguel mensal.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria