Geral
22/10/2013 08:09 - Queda de 30% nos preços reduz o ritmo dos negócios no mercado
É lento o ritmo de comercialização do café brasileiro nos mercados físico e futuro, reflexo da queda de 30% dos preços da saca do produto em 2013, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Até setembro deste ano, 37% da safra de café tipo arábica tinham sido comercializadas, percentual bem inferior ao registrado na média do período, de 47%.
Considerando as duas variedades de café - arábica e conillon -, os produtores tinham comprometido 42% da produção até 30 de setembro, volume ligeiramente inferior aos 43% negociados em igual período de 2012. Estimativas da iniciativa privada mostram que o fluxo de comércio ficou abaixo da média dos últimos cinco anos, de 2008 a 2012, quando as vendas giravam em torno de 49% do total produzido.
Para o presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Breno Mesquita, a margem líquida negativa tem desestimulado as vendas do produto, já que o valor oferecido pelo produto é inferior ao custo de produção. No dia 15 passado, a saca de 60 quilos do café arábica tipo 6, bebida dura para melhor, foi cotado a R$ 257,54, enquanto o custo de produção na maioria das regiões produtoras supera R$ 350.
Ele alertou para a grave crise enfrentada pela cafeicultura. A queda de preços compromete a renda. De acordo com dados coletados pelos pesquisadores do Projeto Campo Futuro, parceria da CNA com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), apenas algumas regiões onde é possível mecanizar as operações de campo obtêm margem líquida - resultado do preço médio de venda, subtraindo o Custo Operacional Efetivo (COE) - positiva.
Monte Carmelo (Alto Paranaíba), Luís Eduardo Magalhães (BA) e Franca (SP) estão entre essas regiões.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria