Geral
10/10/2013 10:43 - Brasileiro busca canais de venda com preços mais competitivos
O consumo brasileiro teve retração em volume, de 2,6%, e crescimento em faturamento, de 1,9% (deflacionado), mantendo a tendência de crescimento dos últimos anos. Os dados são das Cestas da Nielsen.
Arlete Soares Corrêa, gerente de análises especiais, esclarece que o mercado passou por um período de preocupação para entender se o brasileiro, mais endividado e sentindo o reflexo da inflação, deixaria de consumir com a qualificação que o conquistou nos últimos tempos. "Ao avaliar o desempenho das Cestas Nielsen, percebemos que os segmentos de produtos de maior valor continuam apresentando desempenho superior aos demais, mas, para manter o orçamento, o consumidor busca lojas com preços mais competitivos", afirma.
De acordo com o levantamento, na busca por preço, o consumidor vem recorrendo ao canal Farma e ao Cash&Carry, popularmente conhecido como atacarejo, uma vez que, respectivamente, estão com 58% e 83% dos itens mais baratos quando comparado aos mesmos itens nas lojas de autosserviços. "O canal Farma tem sido impulsionado, primordialmente, pelas classes C1 e C2 e o atacarejo B2 e C1. Para atender a demanda, ambos apresentam um aumento no número de lojas e de sortimento", afirma.
Categorias como fraldas infantis, xampus, condicionadores e pães industrializados são exemplos da qualificação do consumo nas cestas de higiene e alimentos. Já a classe C continua impulsionando o gasto das famílias brasileiras.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria