Geral
09/10/2013 08:04 - Orgânicos marcam posição no mercado
Produção de itens ecológicos é tendência apontada na Feira de Anuga
Em alta no mercado internacional, os alimentos orgânicos caíram no gosto do consumidor. E dos empresários também. Cada vez mais marcas apostam no nicho, a fim de agregar valor às suas vendas. Essa é uma das tendências verificadas na Feira de Anuga, em Colônia, na Alemanha. Os produtos fabricados nesses moldes estão em um dos pavilhões mais movimentados do evento, que soma 256 expositores. Para se instalar no ambiente, os organizadores selecionaram apenas companhias certificadas.
Como esse segmento está mais consolidado na Europa, os países do velho continente dominam a participação na feira. Com um estande que lembra um minimercado, a alemã Bio Zentrale é uma das atrações. Em atuação desde 1976, a empresa tem no portfólio mais de 400 tipos de artigos feitos de forma ecológica, metade deles confeccionados em uma planta industrial situada na região da Bavária. A extensa relação de itens abrange de cereais a massas. “Esse mercado está se tornando cada vez mais relevante para o consumidor. Ele quer saber de onde veio o produto e como ele foi feito”, diz o gerente de marketing Philipp Pleißner.
Responsáveis pela popularização da comida rápida de alto valor calórico, os Estados Unidos agora começam a dedicar mais atenção à produção de orgânicos como forma de estimular hábitos alimentares saudáveis. Pela primeira vez, o país trouxe 11 companhias do gênero para Anuga. “Esse ainda é um mercado imaturo nos Estados Unidos, que foi afetado pela crise financeira e está voltando a crescer agora. Atualmente, movimenta US$ 32 bilhões ao ano”, explica Jessica Poingt, diretora executiva da Associação de Produtores de Orgânicos nos Estados Unidos (OTA, na sigla em inglês).
O presidente da Fiergs, Heitor Müller, endossa a tese de que o segmento de orgânicos é uma das principais vertentes a ser seguida. Ontem, o empresário percorreu o pavilhão onde estão os artigos do gênero por um longo tempo. Além disso, Müller acredita que a indústria alimentícia gaúcha deve se inspirar em outras duas novidades verificadas em Colônia: a elaboração de embalagens menores, de porções individuais de comida congelada, e a confecção de alimentos voltados para o público da terceira idade, com valores nutricionais adequados a essa faixa etária. No entanto, o presidente da Fiergs lamenta que o Brasil, ao contrário de outros países presentes na feira, ainda dependa em demasia da venda de commodities, deixando de trabalhar melhor o produto antes de exportá-lo. “A agregação de valor aos produtos é um grande passo que nos falta.”
As 10 principais tendências do setor de alimentos
Quem entra no centro de convenções onde ocorre a Feira de Anuga logo se depara com um grande painel que indica as 10 principais tendências para a indústria alimentícia nos próximos anos. Diversas pessoas se aglomeram em frente ao banner e aproveitam para “anotar” as recomendações com smartphones e câmeras. Isso porque, em geral, as pessoas preferem fotografar a lista de tópicos. Os dados se baseiam nas exigências do consumidor. Além da fabricação de orgânicos, são destacados como tópicos em alta o fornecimento de informações sobre o modo de produção do alimento, embalagens que sejam sustentáveis ecologicamente e práticas de redução de açúcar e glúten na fabricação das comidas.
Veículo: Jornal do Comércio - RS
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria