Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

30/09/2013 11:06 - Produtos iguais, mas preços diferentes

Ao sair às compras consumidor deve prestar atenção no preço da etiqueta e também nas informações das embalagens

Embalagens parecidas ou caixas do mesmo tamanho podem fazer o cliente levar um produto mais caro para casa sem nem perceber.

É o caso de duas marcas de biscoito recheado da fabricante Isabela. São produtos com embalagens semelhantes, vendidos pelo mesmo preço, em pacotes do mesmo tamanho e lado a lado nas prateleiras. A diferença está na quantidade. Uma pesa 160 gramas, a outra 150, tornando a segunda 6% mais pesada no bolso. Sem ler o rótulo, no entanto, fica difícil distinguir. Poucos metros adiante, barras de cereais da mesma marca são vendidas pelo mesmo preço em caixas de igual tamanho. A diferença, de novo, está na quantidade vendida.

De acordo com órgãos de defesa do consumidor, apesar de confundir, a prática não é ilegal. Como as informações estão visíveis em cada uma das embalagens, não há infração por parte das empresas.

– Em tese, não há nada de errado. As empresas estão dentro da lei. Mas, também é verdade que na maioria das vezes o consumidor não para para ler o que está na embalagem. Quando se dá conta, se sente enganado – afirma Maria Inês Dolci, diretora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Proteste.

A advogada avalia que as companhias deveriam utilizar a identidade visual para tornar as diferenças entre os produtos mais perceptíveis.

A regra é mais rígida quando o fabricante decide reduzir o peso ou o volume de determinado produto. A embalagem deve informar, em tamanho e cor adequados, o volume anterior e o atual e a redução em valores absolutos e percentuais.

Novo preço deve ser proporcional às mudanças

Se optarem por reduzir o tamanho do item, as empresas devem diminuir proporcionalmente o valor cobrado. As barras de chocolate da Garoto, que diminuíram de tamanho em fevereiro passado, contêm o aviso. Mas a marca também apresenta produtos parecidos com pesos diferentes.

Barras do sabor cookie e caju têm preço e tamanho iguais, mas são vendidos em quantidades diferentes. A empresa argumenta que a diferença se dá por causa do recheio. Entretanto, antes da mudança, as duas variedades costumavam ter o mesmo peso.



Cada vez menores

As barras de chocolate não são as únicas mercadorias a diminuir de tamanho. Antes delas, o papel higiênico perdeu metragem, as barras de cereal encolheram e as latas de achocolatado ficaram menores. A estratégia costuma ser adotada em períodos de inflação alta. Com o aumento de custos, em vez de elevar o valor do produto, o fabricante corta a quantidade vendida.

– As pessoas estão mais exigentes quanto à qualidade, mas ainda estão pouco informadas sobre os direitos que regem os preços – alerta Maria Inês Dolci, da Proteste.

Nas compras em supermercados, o consumidor também deve estar atento às distorções de preços em produtos da mesma marca e modelo, mas acondicionados em embalagens de tamanhos diferentes.




Veículo: Diário Catarinense

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>