Geral
23/09/2013 11:19 - Danone vai para o contra-ataque
Uma das últimas a lançar o iogurte grego, multinacional coloca hoje no mercado uma nova marca, que exigiu investimentos recordes
Maior fabricante de iogurtes do mundo, a Danone não está acostumada a ficar para trás. Depois de lançar no Brasil, em 2004, o Activia, produto que revolucionou o mercado no País, a multinacional francesa perdeu o bonde na corrida pelo iogurte grego: só conseguiu lançar o seu em março deste ano - oito meses depois de concorrentes como a Vigor e a Nestlé terem estreado essa categoria no mercado nacional. Agora, os franceses vão para o contra-ataque.
Chega hoje às prateleiras dos supermercados um produto novo, que exigiu um investimento de R$ 120 milhões - o maior já realizado pela Danone no Brasil em quatro décadas e também o mais expressivo feito pela multinacional, neste ano, no mundo. "A tecnologia necessária para a produção desse iogurte não estava disponível no Brasil", diz o argentino Mariano Lozano, presidente da área de lácteos da Danone no País, que deve faturar R$ 2 bilhões este ano. "Tivemos de trazer equipamentos de fora e adaptar nossa planta." A receita requer três vezes mais leite que um iogurte tradicional da Danone.
Embora não tenha qualquer apelo "de grego", a origem da nova marca, batizada de Danio, está, de certa forma, ligada a essa categoria de iogurtes, caracterizada por ter uma consistência mais firme e um sabor mais acentuado. Aqui, os "gregos" respondem por cerca de 4% da venda de iogurtes. Nos EUA, eles devem representar mais da metade das vendas já no ano que vem. Lá, quem começou a produção de gregos, em 2007, foi a novata Chobani - empresa criada por um empresário turco que era fornecedor da Danone.
A fórmula desenvolvida por ele, com mais proteína e menos gordura, foi sucesso absoluto nos EUA. Para concorrer com a Chobani, a Danone criou o Oikos em 2011. "No mercado americano, o iogurte grego tem status de 'lanche' e não de sobremesa, como tem no Brasil e na Europa", diz Lozano. "Isso faz com que o consumo seja muito maior." A fórmula, segundo ele, é diferente porque o leite passa por um processo de concentração, que eleva o teor de proteína e aumenta a saciedade.
O Danio, que está sendo lançado hoje, é uma versão brasileira do iogurte grego que revolucionou o mercado americano. A marca já existe na Polônia e na Inglaterra, mas a fórmula é ligeiramente diferente, para se adaptar ao padrão dos consumidores de cada país. No Brasil, por exemplo, o iogurte é mais doce.
Sem qualquer alusão à Grécia, a embalagem do Danio traz em destaque a frase "Mata a sua fome". A ideia é vender o produto como uma opção a biscoitos e barrinhas de cereal consumidos nas refeições intermediárias. "O iogurte grego não passa de uma invenção marqueteira", diz o presidente Danone.
Os concorrentes brasileiros ouvidos pelo Estado rebatem a versão de que a fórmula de Danio e o processo de fabricação são inovadores no mercado nacional. Mas sem conhecer os segredos industriais de cada um é difícil tirar essa dúvida.
O novo produto deve ajudar a operação brasileira da Danone a atingir a meta de dobrar de tamanho a cada quatro anos. Ainda assim, ele não está cotado para tomar o lugar dos líderes de venda, Activia e Danoninho.
Veículo: O Estado de S. Paulo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria