Geral
12/09/2013 09:56 - Perfil do consumidor de café tem mudanças
Brasileiro prefere o arábica, em vários países o robusta ganha espaço.
O mercado consumidor de café no país vem mudando o perfil ao longo dos últimos anos. A praticidade e o conforto oferecidos pelas cafeterias e pelas máquinas domésticas têm atraído cada vez mais os consumidores, principalmente os mais jovens e representantes da classe média.
Com isso, a tendência, ao contrário de boa parte do mercado mundial emergente, é que os brasileiros, ao longo dos próximos anos, consumam mais café da modalidade arábica, enquanto a tendência em países como a Rússia, China e Coreia aponta para o aumento da demanda por cafés solúveis, que tem como base o robusta.
O assunto foi discutido ao longo do seminário DNA Café 2013, evento integrante do 8º Espaço Café Brasil, que faz parte da programação da Semana Internacional do Café, promovida pela Organização Internacional do Café (OIC), que termina hoje, no Expominas, em Belo Horizonte.
Durante a palestra "Tendências de consumo do café no Brasil e no mundo", proferida pelo diretor da P&A Marketing Internacional, Carlos Brando, foi discutido o novo perfil de consumo do café em todo o mundo.
Para os produtores brasileiros do tipo arábica, a tendência é que o crescimento da demanda seja maior no mercado interno, enquanto nos principais países emergentes, como a Coreia, Rússia e China, o consumo deve alavancar a demanda pelo robusta. O desafio para as indústrias são os investimentos nas monodoses e em formas de preparação rápida e prática.
"O perfil do consumidor no Brasil vem mudando ao longo dos últimos anos. Com o aumento da renda e o maior acesso às lojas de café e às máquinas para o consumo no lar, a tendência é que o consumidor busque no mercado cafés fáceis de preparar. Outra modalidade que vem crescendo são as lojas especializadas em café, que além de serem atrativas para o público jovem, também oferecem produto diversificados" disse.
Demanda - De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o consumo do grão no país cresce cerca de 3% ao ano, o que significa que até 2020 a demanda terá um acréscimo de 5,5 milhões de sacas do produto no mercado.
O diretor da P&A Marketing Internacional atribui o aumento do consumo do café arábica às lojas de café e a descoberta do produto em cápsulas pelo público brasileiro. "O consumo de monodoses em diversos países já é comum. No Brasil, o uso das cápsulas ainda é muito recente, mas já passou a ter representatividade nesse mercado. Pelo perfil de consumo do brasileiro, este mercado é promissor para as empresas", avaliou Brando.
O mercado promissor das doses individuais tem despertado o interesse de empresas do ramo cafeeiro. Um exemplo é a Lucca Cafés Especiais, que já comercializa a bebida em cápsulas. De acordo com a P&A Marketing Internacional, o mercado de consumo das monodoses cresce cerca de 20% ao ano, desde 2004.
Segundo o diretor da Lucca Cafés Especiais, Luiz Otávio de Souza, a ideia de investir nas cápsulas surgiu após as lojas da marca registrar queda na demanda pelos cafés em grãos, torrado e moído. "Em uma feira tivemos a oportunidade de adquirir uma máquina que envasava os cafés em cápsulas, resolvemos apostar na ideia e, assim que disponibilizamos o produto nas lojas, tivemos resultados positivos, com a demanda pela dose individual sendo ampliada. Alguns fatores como a facilidade de fazer um expresso de qualidade em casa e a maior oferta de máquinas de fácil uso e rápidas têm ajudado a ampliar a demanda pelas doses individuais", ressaltou.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria