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06/09/2013 10:23 - Com linha popular, L'Oréal avança na classe C

A L'Oréal Brasil resolveu colocar em prática sua estratégia para avançar no segmento das classes C e D. A partir de agora gigante francesa dos cosméticos passa a oferecer uma nova marca destinada a esse público, com foco exclusivo nos pequenos cabeleireiros e profissionais independentes espalhados pelo País, segundo maior mercado mundiais de tratamento de cabelos, segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Com o lançamento da nova linha Master Results, que integrará o portfólio da marca Matrix (de origem norte-americana e atual líder deste segmento naquele País), a companhia espera fomentar o empreendedorismo nas comunidades mais carentes.

De acordo com o diretor da Matrix no Brasil, Weider Campos, a nova linha foi elaborada para atender as necessidades especiais dos cabeleireiros situados nas classes C e D, que ainda não tiveram a oportunidade de se formalizar e precisam de uma linha profissional de fácil manejo.

"Queremos ajudar esses profissionais a desenvolver seus salões de beleza como um negócio, contribuindo também com a profissionalização dessas pessoas. Por isso, lançamos essa linha de educação, com técnicas que podem ser aprendidas em cinco passos", explica Campos.

A companhia, que fechou o primeiro semestre de 2013 com aumento de 14,7% no faturamento no País comparado ao mesmo período de 2012, espera fechar o ano seguindo a curva ascendente, fecharmos o ano acima dos índices do mercado, com dois dígitos. "Queremos que a L'Oréal se torne cada vez mais brasileira, com uma aproximação mais estreita com seus consumidores, fornecedores, sociedade e meio ambiente", explica presidente da L'Oréal Brasil, Didier Tisserand.

Segundo o executivo, para o grupo, o país é fundamental para sucesso dos negócios, pois tem alto potencial científico, diversidade étnica e um mercado consumidor com grandes possibilidades de expansão. Tisserand explica que a companhia passou por uma recente segmentação no mercado mundial, dividindo em oito grandes regiões homogêneas, com o Brasil sendo considerado um mercado único e independente, ao lado de América do Norte, América Latina de língua hispânica, Norte da Ásia, Sul da Ásia e Pacífico, África/Oriente Médio, Europa Oriental e Europa Ocidental.

Por isso, o País tem recebido investimento constante da empresa que prevê, para os próximos dois anos, um aporte de R$ 200 milhões para o Brasil. "Vamos ampliar as operações nas fábricas do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, inauguramos, em agosto, um novo Centro de Distribuição em Duque de Caxias. Um novo Centro de Pesquisa e Inovação será construído no Rio até 2015. Com isso, a empresa pretende conquistar um bilhão de novos consumidores no mundo e 10% deles devem ser brasileiros", afirma o presidente .

Para alcançar a meta de conquistar mais 30 milhões de novos consumidores até 2017, uma das estratégias, conforme Tisserand, é a concentração em inovações com preços acessíveis, o que permite tocar ainda mais consumidores, principalmente das classes C e D. "Os países emergentes, onde as classes médias estão tendo acesso a uma melhor qualidade de vida e poder aquisitivo, passaram a representar imensos reservatórios de novos consumidores para as marcas e produtos da L'Oréal. O Brasil está inserido com destaque neste universo", acrescenta o executivo. O País está entre o sexto e o sétimo lugar no ranking geral do grupo L'Oréal, dependendo do câmbio.

Passo a passo

A linha Master Results é formada por cinco produtos: xampu, condicionador, máscara, creme para pentear e multidose (série de ampolas reunidas em uma única embalagem para facilitar o uso). Juntamente com os produtos, será comercializado um kit educativo, com cinco DVD's, mostrando o passo a passo, com técnicas de corte, coloração e tratamento.

As novidades serão vendidas em lojas físicas específicas para profissionais do ramo e por e-commerce, o que configura a entrada do segmento profissional da marca nesta área de comércio online. A plataforma com os produtos da Master deve ser inaugurada na primeira semana de outubro.

Para promover a linha e expandir as oficinas de profissionalização, a multinacional francesa também dará início neste ano a uma série de caravanas que passarão por cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Ceará - mostrando os novos produtos e dando dicas de corte e tratamento.

"A Matrix tem uma missão clara no Brasil: ser a marca mais democrática da L'Oréal na divisão profissional, atendendo do público A ao D", diz Campos. No ano passado, a compra de produtos profissionais nos salões brasileiros movimentou mais de R$ 1 bilhão, e, de acordo com estudos internos da L'Oréal, o faturamento do mercado profissional como um todo supera o patamar de R$ 40 bilhões por ano.

Os locais foram escolhidos levando em consideração a importância destas regiões para a companhia. "Hoje o foco das marcas profissionais está na Região Nordeste, que representa 37% do faturamento da empresa neste segmento. O Sudeste é o segundo mercado, contribuindo com 22% das vendas anuais", diz Campos.

Em 2013, a companhia pretende atender 10 mil cabeleireiros com Master Results. Já em 2014, quando um novo produto será lançado, esse número deve subir para 25 mil profissionais.

"Atualmente, existem 170 mil cabeleireiros formais no Brasil. Porém, para cada formal existem três informais. Assim, o País contabiliza 360 mil salões e 1 milhão de cabeleireiros. Destes, cerca de 650 mil atendem em casa, na casa dos clientes ou em salões com duas cadeiras", afirma.

Outras divisões

A empresa conquistou participação de mercado em outras divisões de negócio. O destaque ficou para linha maquiagem Maybelline, que terá mais um ano de crescimento acima de 40%, o quarto ano consecutivo. A Divisão Cosmética Ativa também teve destaque e continua a superar o mercado, com um desempenho particularmente bom de Vichy e SkinCeuticals. Esta última registrou um crescimento de mais 75% no final de junho.



Veículo: DCI

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