Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

21/08/2013 11:06 - Agropalma aposta no mercado de gorduras

A Agropalma, maior produtora de óleo de palma (dendê) do país, começa esta semana a colocar no mercado brasileiro sua primeira linha de gorduras vegetais com certificação de sustentabilidade da produção. O produto será destinado a frituras do segmento "food service", e é o primeiro de um portfólio de gorduras que a companhia do Pará pretende lançar nos próximos anos.

Com faturamento de R$ 670 milhões em 2012 e uma produção de 320 toneladas de óleos por dia, a Agropalma decidiu explorar o mercado premium de matérias-primas certificadas, que começa a despontar no país. "As coisas demoram a chegar no Brasil, mas chegam", afirma Marcello Brito, diretor comercial da empresa, controlada pelo Grupo Alfa, do ex-banqueiro Aloysio Faria.

Segundo Brito, neste primeiro momento serão produzidas 6 mil toneladas de gordura vegetal por ano na refinaria da empresa em Tailândia, no Pará. Mas a ideia é expandir a produção com a nova unidade que está sendo construída em Limeira (SP), de forma a atender a região Sudeste, o maior mercado consumidor do país. A expectativa é que a refinaria paulista comece a operar no início de 2015, com capacidade de produção de cerca de 450 toneladas por dia de óleos ou gorduras.

"Hoje, em função das distâncias e do consequente custo, a empresa não consegue atender o Sul do país e o Mercosul, devido à baixa frequência de rotas de navios nos portos do norte do Brasil", diz Brito. "Por isso, por enquanto vamos aproveitaremos o nosso canal de distribuição para o Sudeste para escoar o produto".

A construção da planta em Limeira faz parte de um pacote de investimentos de R$ 300 milhões da Agropalma para a consolidação da cultura da palma no Brasil.

O diferencial da companhia, diz o executivo, ainda são as certificações. Além do selo RSPO, de palma sustentável, a nova gordura vegetal, que será vendida sob a marca Doratta Fry, levará na embalagem o "Fritura Limpa", que garante a ausência de solventes e químicos no processo fabril.

Segundo Brito, para cada tonelada de óleo bruto certificado paga-se, hoje, um prêmio de US$ 25 no mercado internacional - metade da produção da empresa vai para a Europa. No caso dos óleos refinados, que incluem as gorduras vegetais, a tonelada sai por US$ 50 a mais.

No Brasil, as empresas de alimentos começam a exigir certificações de sustentabilidade de seus fornecedores, a fim de ter toda cadeia produtiva rastreada. E é esse movimento que a Agropalma quer aproveitar. "Temos um cliente que faz chocolates só com matéria-prima certificada. Vemos uma tendência de outras empresas a fazer o mesmo".

Para os próximos anos, a companhia quer ampliar a "família" de gorduras para as área de panificação, sorvetes e coberturas, entre outras. "Estamos estudando as opções. Devemos começar a atender o mercado de panificação no primeiro trimestre de 2014".

Desde 2005, o óleo de palma superou o de soja como o óleo vegetal mais comercializado no mundo. Usado sobretudo em alimentos e cosméticos e tradicional na Ásia, o óleo de palma representou quase 30% de todos os óleos vegetais comercializados em 2012.

No segmento de gorduras vegetais, a Agropalma irá disputar um mercado potencial estimado de 100 mil toneladas por ano. Hoje, grandes grupos, como Cargill e Bunge, atuam no setor. Procuradas, as empresas não quiseram revelar detalhes sobre o negócio.

 

Veículo: valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>