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09/08/2013 11:24 - Comércio de roupas deve movimentar R$ 14,3 bilhões no mês

Pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi) comprovou o que o DCI antecipou sobre o setor de vestuário no País, que cresce a passos largos. A perspectiva identificada pelo instituto, apontou que só neste mês de agosto o varejo de roupas deve movimentar R$ 14,3 bilhões.

A expectativa para o mês é influenciada pelo Dia dos Pais - comemorado no próximo domingo -, que, conforme a pesquisa, faz com que agosto seja o sexto melhor mês em vendas em 2013.

Épocas como o Natal, Dias das Mães e dos Namorados, liquidações de inverno e chegada do décimo terceiro salário em novembro, ainda têm volumes de vendas superiores.

Segundo o Iemi, agosto representa cerca de 8% das vendas anuais de roupas e calçados no Brasil. O peso relativo do mês aumentou nos últimos dez anos, indica o Instituto, saindo do patamar de 7,6%. Segundo estimativas do Pyxis Consumo do Ibope Inteligência, neste ano houve um incremento no valor a ser gasto pelo consumidor brasileiro. O estudo identificou que cada brasileiro deve gastar, em média, R$ 786 com vestuário, em 2012 essa montante era de R$ 670. Ainda de acordo com o Pyxis Consumo, as classes B e C serão as maiores consumidoras, com 40% do potencial de consumo. Em reais, a classe deve gastar com artigos de vestuário R$ 52 bilhões, já a B, R$ 51 bilhões em 2013.

Para que o consumidor tenha a vontade de comprar, lojistas têm apostado em iniciativas como agregar serviços ao ponto de venda. Aqui, cabe o destaque a LojAlém que oferece "dia de beleza" - com serviços de salão de beleza -, e de consultoria de estilo e de organização. Segundo Taiane Stief, proprietária da loja, com essas medidas, cerca de 90% das consumidoras que vão à loja nos dias em que os eventos ocorrem acabam por comprar alguma peça.

"Elas gostam dessas ações. Das clientes que participam, cerca de 90% delas compram alguma peça nesse dia", disse a executiva.

Para o varejo de calçados, a perspectiva do Iemi é de R$ 3,5 bilhões em compras. Segundo o estudo, o montante comercializado no mês nos dois tipos de produtos deve resultar em crescimento de 11,5% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado.

O dado não desconta a inflação do período.



Veículo: DCI

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