Geral
31/07/2013 11:03 - Rastreamento cresce com oferta de serviço de valor agregado
O setor de serviços relacionados ao rastreamento e monitoramento de veículos e cargas rodoviárias, embora originado na necessidade de buscar maior segurança, tomou impulso nos últimos anos graças ao avanço tecnológico que permitiu o uso dos equipamentos sensores para telemetria, fornecendo informações para obter melhorias na produtividade das operações. Neste ano o mercado está sendo estimulado pela entrada em vigor da Lei do Motorista (12.619, de 2012), que estabelece limites rígidos para a atuação e a carga horária do profissional.
Como os riscos relacionados à segurança também não foram eliminados, cresce também o uso de soluções como as iscas, rastreadores reduzidos colocados dentro das cargas. O assessor de segurança da NTC&Logística, entidade que agrega por volta de 3,5 mil empresas de transporte e logística, coronel Paulo Roberto de Souza, estima que em 2012 podem ter ocorrido entre 500 a 800 casos a mais de roubos de carga que em 2011, com prejuízos entre R$ 960 milhões a R$ 970 milhões em 2012. "Dos 27 Estados, nove ainda não mandaram seus dados", diz.
Os números fazem da contratação do serviço obrigação definida pelas seguradoras. A boa notícia é que, além da possibilidade de novos serviços, o ganho de escala e o aumento da concorrência - Souza calcula que 400 empresas disputem o mercado hoje - fizeram o custo dos equipamentos cair.
Para Ricardo Tavares, CEO da TechPolis, um em cada três chips desse tipo são absorvidos pelo segmento - algo perto de 2,5 milhões de chips em operação. "Sem a atuação de equipamentos e gerenciadoras de risco o prejuízo com roubos de carga seria superior a R$ 1 bilhão", diz o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (Gristec), Cyro Buonavoglia, dono da Buonny.
A Porto Seguro investe no segmento. Sua gerenciadora, a Proteção e Monitoramento, passou a atuar com mais força em rastreamento, com a oferta, neste ano, de tecnologia própria com conexão celular.
Uma das transformações que marcam o setor, segundo Cilineu Nunes, vice-presidente de tecnologia da Gristec e presidente da Zatix, que atende 100 mil veículos e tem receita bruta anual de R$ 150 milhões, é a pulverização de empresas regionais, inclusive em sistema de franquia, com foco no rastreamento do casco, ou o veículo em si. "Com baixo valor agregado, precisa de volume", diz.
A Pósitron oferece ferramentas para gestão de transporte, de telemetria e de frotas, segundo Obson Oliveira, diretor da unidade de rastreamento. Em 2012 a empresa lançou um equipamento com mais inteligência embarcada para acionar automaticamente funções como o travamento do veículo caso seja desviado de sua rota. A Pósitron atende uma frota de 150 mil veículos, dos quais 70% são de carga e cresce em média 30% ao ano.
A Autotrac avança no mesmo ritmo. Fundada há 20 anos pelo ex-piloto de F-1 Nelson Piquet, faturou R$ 261 milhões em 2012 graças a produtos como o Autotracker Prime, que oferece desde 2011 controle de segurança, logística e telemetria e funciona por celular ou por satélite com cobertura continental. Em maio, entrou no segmento de pessoa física. "Temos 30 mil clientes, com 200 mil equipamentos", diz o gerente de marketing, Marcelo Porlan.
A Sascar, que atende mais de 230 mil veículos, 180 mil deles pesados, aposta em diferenciais como capilaridade de atendimento comercial e técnico, com mais de 200 pontos de instalação em mais de 3 mil municípios. Segundo o CEO Marcos Trigueiro, a empresa, adquirida pela GP Investimentos há dois anos, investiu R$ 20 milhões em solução via internet e cria soluções sob medida para atender necessidades de segmentos como usinas de açúcar e álcool.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria