Geral
31/07/2013 10:57 - E-commerce impõe novas estratégias
O crescimento das vendas online está criando um desafio para o setor de transportes: atender a uma demanda crescente em meio a obstáculos cada vez maiores à circulação nos grandes centros urbanos. Com aumentos nas vendas superiores a 20% ao ano, o e-commerce tem levado muitas transportadoras a realizar investimentos estruturais para dar conta da demanda.
A Direct, uma das principais empresas do ramo, adquirida pela Tegma Gestão Logística em 2011, desembolsou R$ 9 milhões em 2012 para colocar em funcionamento um sistema de esteiras automatizadas chamado CrossBelt Sorter. Instalado na unidade de Barueri, na Grande São Paulo, o sistema permitiu ampliar em quatro vezes a capacidade de operação da companhia, ao movimentar até 8 mil itens por hora. A empresa também passou por uma renovação de frota, com a compra de cem furgões para a Direct em 2011.
Com clientes como B2W (Submarino e Americanas.com), Saraiva, Netshoes e Ponto Frio, a Tegma é considerada o maior courier privado brasileiro. O e-commerce representa 10% do faturamento, diz o presidente da companhia, Gennaro Oddone. "A compra da Direct foi uma oportunidade para entrar nesse segmento de e-commerce, que cresce 25% ao ano", diz Oddone. "É um segmento que ainda não atingiu a maturidade e vai continuar crescendo."
Para enfrentar as barreiras à circulação nos grandes centros - principalmente na cidade de São Paulo, onde além do trânsito existem áreas restritas para a circulação de caminhões -, a empresa tem procurado descentralizar e ampliar o número de centros de distribuição. Outro recurso tem sido a busca por entrega em horários "alternativos", ou seja, além do horário "comercial".
Outra que está investindo em um novo centro de distribuição é a Total Express. A empresa tem passado por algumas mudanças na diretoria. Caberá ao recém-contratado diretor de operações Ives Uliana a tarefa de tocar a implantação do no hub. A Total tem como principais clientes operadores de comércio eletrônico como Walmart, Saraiva, B2W, Sack's, Magazine Luiza, Máquina de Vendas, Nova, Privalia e Comprafacil.
Já a DHL Express tem ampliado suas revisões periódicas de rota para melhorar o desempenho das entregas, afirma a diretora de operações, Mirele Mautschke. Com forte foco no comércio internacional, a DHL vem assistindo a um aumento de 10% a 15% na demanda por ano, especialmente em 2011 e 2012, devido às importações diretas feitas pelos brasileiros. Pesquisa realizada pela Nielsen divulgada este mês revela que o consumidor brasileiro efetuou compras de R$ 2,6 bilhões em sites internacionais no ano passado. A pesquisa indica que, a se manter o atual ritmo, as compras online no exterior podem chegar a R$ 16,8 bilhões em 2018.
A DHL implantou um "cabide de entrega", que consiste em deixar um aviso para o destinatário da encomenda caso ele não se encontre no local da entrega. O aviso permite que o destinatário entre em contato para agendar uma segunda tentativa de entrega. A empresa tem como regra tentar uma entrega três vezes antes de devolver a encomenda. O horário estendido também faz parte das práticas adotadas. A empresa também utiliza um sistema de verificação de endereços para minimizar problemas de endereçamento errado, o chamado "bad address".
Além dos problemas cotidianos, as empresas enfrentaram em junho uma onda de manifestações que afetou o desempenho e gerou custos. Cálculos da Braspress, que realiza 8 mil entregas por dia, indicam que a perda de produtividade em junho em relação ao mesmo mês de 2012 foi de 12% a 15%. Na Tegma houve aumento dos gastos com horas extras e absenteísmo, mas as entregas não foram prejudicadas, diz Oddone.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria