Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

31/07/2013 10:53 - Unilever reativa marca adormecida há dez anos

A Unilever voltou a investir na linha de hidratantes Vasenol, com uma série de lançamentos e campanha de marketing no segundo semestre deste ano. A marca, no país há 38 anos, chegou a liderar o mercado de hidratação corporal, mas estava adormecida há cerca de uma década. A investida faz parte do plano de ganhar participação no mercado de cuidados com a pele - categoria à qual a companhia vai destinar R$ 60 milhões de sua verba de marketing.

Parte disso está sendo aplicada na marca Dove, cuja linha de hidradantes foi relançada no primeiro semestre. A Unilever, maior anunciante do país, segundo o Ibope Media, já anunciou que investirá R$ 2 bilhões em marketing neste ano.

A linha antiga de Vasenol, com itens para corpo, mãos e unhas, voltou ao varejo há quatro semanas com novas fórmulas e embalagens. Os produtos são cerca de 30% mais caros e há opção de embalagens maiores, uma tendência no mercado. Com o novo posicionamento, o preço dessa linha vai equiparar-se ao da marca Dove.

A Unilever também lançou uma linha da Vasenol para pele extrasseca, mais cara, que será vendida em farmácias. "É uma nova tecnologia que será lançada primeiro no Brasil", diz Adriana Castro, diretora de marketing da Unilever. Outra novidade é a Geleia de Vaselina Original, que promete efeitos hidratantes e curativos.

Segundo Adriana, há muito tempo o grupo não investia tanto em produtos para a pele no Brasil. "Por uma decisão estratégica de foco em outras categorias, como de cabelos e desodorantes, a gente não investiu em publicidade [em Vasenol] nos últimos dez anos". A empresa é líder em produtos para cabelo, com Seda, e de desodorantes, com Rexona e Axe.

A marca Vasenol chegou a ficar no topo dos hidratantes corporais, com uma fatia de 20% do mercado. Sem lançamentos e publicidade, porém, tem apenas 1,5% hoje. Esse mercado cresceu 15% entre 2009 e 2012 e movimentou R$ 2 bilhões. "A gente acredita no potencial de Vasenol de resgatar o tamanho de mercado que já teve, e essa é a nossa ambição", diz Adriana. Segundo pesquisas, Vasenol é lembrada pelas brasileiras como uma marca de tradição e qualidade, diz a executiva. O potencial é atraente já que loções corporais não estão em 30% dos lares, e o brasileiro usa cerca de 2,5 vezes menos quantidade de hidratante do que a média global.

Vasenol foi deixada de lado a partir de 2001, após o lançamento da marca Dove no Brasil. A Dove tem hidratantes, mas é explorada em diversas categorias, como sabonetes, desodorantes e xampus. Segundo Adriana, as marcas têm posicionamentos diferentes: Dove tem um apelo sensorial, e Vasenol, mais funcional. "Vasenol é globalmente reconhecida como especialista em cuidados com a pele", diz.

Vasenol, nome inspirado na vaselina, é a maior marca de cuidados com a pele da Unilever no mundo e está presente em mais de 60 países. Em 1870, o químico inglês Robert Chesebrough descobriu que resíduos de petróleo tinham alto poder de cicatrização e, após estudos, desenvolveu o método de purificação da vaselina, que mais tarde foi incluída como ingrediente em loções para o corpo.

Natura e Avon e a rede de franquias O Boticário lideram as vendas do mercado total de hidratantes no Brasil. No grande varejo, a Beiersdorf, dona da marca Nivea, tem a maior participação de mercado, segundo a Euromonitor.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>