Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

31/07/2013 09:35 - Pão de queijo Forno de Minas será consumido nos quatro cantos do mundo


Indústria planeja triplicar exportações nos próximos três anos. Emirados Árabes é o próximo destino do produto

 


110 mil caixas de pão de queijo mineiro devem chegar aos mercados dos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Uruguai a aos Emirados Árabes em 2013. Este cenário se faz presente na Forno de Minas, tradicional indústria de alimentos congelados e líder de mercado na comercialização de pães de queijo no Brasil, que estima chegar em 2016 exportando 25% de sua produção de pão de queijo para vários países do mundo. "Fechamos importantes parcerias com a Inglaterra e com o Chile e estamos em fase final de negociação para envio do primeiro contêiner para os Emirados Árabes. Até o final deste ano, nosso objetivo é conquistar os mercados da Holanda, Suíça, Escandinávia, França, Angola e Colômbia", afirma Ricardo Machado, Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios.


Participar de feiras e eventos nacionais e internacionais direcionados para o segmento de alimentos e varejo, apresentando a empresa e os produtos da marca, tem sido uma das principais estratégias para abertura de novos mercados. Além disso, a Forno de Minas busca constantemente novos contatos entre importadores e distribuidores potenciais. "Acreditamos que o pão de queijo tem tudo para ser um produto global", destaca Ricardo.


Em cada país, a empresa adota uma estratégia para se adaptar ao mercado local e aos hábitos de compra e consumo da população. Em Portugal, por exemplo, em parceria com uma grande rede de supermercados, a empresa oferece o pão de queijo pronto para consumo dentro das padarias de suas lojas. Além de atingir a população brasileira que vive naquele país, o produto já tem uma ótima aceitação dos consumidores portugueses.


Nos Estados Unidos, a Forno de Minas já está presente há 13 anos e tem uma forte penetração no segmento étnico. O desafio agora é conquistar o consumidor americano e, com esse intuito, a empresa está colocando em prática um plano de desenvolvimento de mercado, com a expectativa de triplicar o volume embarcado até 2016. Na Terra do Tio Sam, o pão de queijo Forno de Minas pode ser encontrado em pequenos supermercados e restaurantes que atendem ao público brasileiro e latino, mas também em várias lojas de grandes redes, como a Whole Foods, reconhecida por vender somente produtos naturais, e a rede HEB, no Texas.


O grande desafio, de acordo com o Diretor, é criar novos hábitos de consumo. Para isso, várias ações promocionais e de divulgação do produto estão sendo planejadas, além da realização de degustações nos estabelecimentos. "Não é fácil criar um novo hábito de consumo. Porém, quando quebramos a barreira e o consumidor experimenta o pão de queijo, a conquista é imediata", diz. Outro ponto positivo tem sido o aspecto da saudabilidade. "Além de saboroso, o pão de queijo possui glúten free, não contém aditivos e é consumido assado", completa.


Acreditando na boa perspectiva de globalização do pão de queijo, a Forno de Minas reestruturou recentemente sua área de exportação de forma a viabilizar os vários projetos que esta conduzindo simultaneamente. "Estamos trabalhando para levar a iguaria mineira para os quatro cantos do mundo", diz Ricardo.



Investimentos


Após encerrar o último ano com faturamento de R$ 160 milhões, a Forno de Minas espera fechar 2013 com um incremento de R$ 60 milhões na receita, totalizando R$ 220 milhões. Para alcançar o resultado almejado, foi elaborada uma estratégia que combina fortalecimento da marca no Brasil e no exterior; diversificação e lançamento de produtos; ampliação da capacidade de estocagem de frios e processamento de leite e uma logística cada vez mais organizada. "As projeções são muito otimistas e apostamos na máxima de produzir com maior qualidade e menor custo para a concretização dos objetivos", finaliza Ricardo Machado.


Sobre a Forno de Minas


A Forno de Minas Alimentos S/A. nasceu do sucesso da receita caseira de pão de queijo da Dona Dalva. Fundada em 1990, gerida pela própria Dona Dalva e pelos filhos Hélida e Helder, a empresa iniciou seus trabalhos em uma pequena loja dentro de um shopping center de Belo Horizonte. Em 1991, foi transferida para uma área de 350 m² em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma nova expansão foi feita no ano seguinte. Em 1999, a empresa foi vendida para a norte-americana Pillsbury e 10 anos mais tarde a família Mendonça e o sócio Vicente Camiloti readquiriram a Forno de Minas.


Recentemente, a empresa ampliou seu mix de produtos e, além do pão de queijo - nas versões light, gourmet, tradicional, lanche, super lanche e assado congelado, produz a linha de folhados (sabores presunto e queijo, palmito, frango, banana com canela e chocolate), o pão de batata, o palito de queijo, as empanadas (sabores quatro queijos, carne e frango), as tortinhas (sabores frango e frango com requeijão) e o waffle assado e congelado (nos recheios tradicional e integral light).


Fonte: Assessoria de Comunicação Forno de Minas

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>