Geral
26/07/2013 12:02 - Ex-embaixador sugere estratégia mais agressiva no comércio com chineses
O Brasil precisa adotar uma estratégia mais definida e de longo prazo para o comércio com a China e esse movimento precisa ser puxado pelo empresariado, e não pelo governo. A afirmação foi feita por Clodoaldo Hugueney, ex-embaixador do brasileiro na China, durante evento sobre os rumos do país asiático, realizado ontem em São Paulo.
"Temos que ter uma visão ofensiva mais clara. Uma parte disso o governo pode fazer, mas parte fundamental tem que ser feita pelo setor empresarial. A China está mudando e é preciso deixar a visão de que o país é um adversário no comércio exterior. O agronegócio, por exemplo, está começando a se juntar para criar mais valor agregado nas exportações os chineses", afirmou.
Segundo Hugueney, o olhar brasileiro para a China é excessivamente defensivo. A adoção de barreiras comerciais, apesar de importantes para alguns setores, não resolve o problema de competitividade da indústria e nem tira proveito do crescimento chinês.
"Não podemos descuidar da defesa comercial, mas ela não resolve a vida de ninguém. Hoje, ninguém no mundo adota barreiras tarifárias, pelo contrário. Os mecanismos precisam se sofisticar. A complementariedade entre as economias sustenta uma taxa elevada de exportações. Achar que exportar commodities e minérios é algo ruim é um erro tremendo. O problema é vender apenas esses produtos básicos", disse.
A classe média chinesa, que hoje é estimada em 400 milhões de pessoas, o dobro da população brasileira, vai aumentar o consumo de bens intermediários e sofisticados. O Brasil, segundo o ex-embaixador, precisa de uma aliança interna para traçar a estratégia futura entre governo, empresariado e academia.
"A relação hoje com a China tem que ser negocial e não simplesmente de defesa. Eles têm uma estratégia para o Brasil definida há muito tempo, de longo prazo. Temos que ter isso também para negociar", disse Hugueney.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria