Geral
18/07/2013 10:15 - Barbie é 'expulsa' de casas de boneca e Mattel perde receita
A Barbie está mostrando a idade: as vendas da boneca da Mattel caíram 12% no trimestre passado, enquanto as meninas voltam a atenção para figuras mais radicais.
Foi o quarto trimestre consecutivo de queda para a Barbie. A Mattel, maior fabricante mundial de brinquedos pelo critério de faturamento, anunciou faturamento e lucro inferiores às expectativas no segundo trimestre, em boa parte por causa da boneca.
Com o resultado, as ações da Mattel caíram 6,8%.
Bryan Stockton, presidente-executivo da companhia, disse que as vendas da Barbie foram prejudicadas em parte por outros produtos da Mattel, especialmente a linha popular de bonecas Monster High, que retrata alunas góticas e horripilantes e de uma escola de segundo grau.
Mas a Mattel não vai abandonar suas operações da Barbie, iniciadas 54 anos atrás.
Stockton disse que a boneca "ainda se enquadra bem aos modelos de aspiração que meninas gostam de seguir" e que a companhia lançará produtos eletrônicos relacionados à Barbie no fim deste ano.
No Brasil, as vendas da boneca cresceram --a empresa não divulgou números.
"Parece que começa um declínio cíclico da Barbie", afirmou Gerrick Johnson, analista da BMO Capital Markets. Ele diz ter ouvido falar de meninas que expulsaram Barbies de suas casas de bonecas para abrir espaço à linha Monster High.
Segundo Johnson, as vendas da linha Barbie nos EUA caíram 50% desde 2000, declínio que deve muito ao lançamento das bonecas Bratz, da MGA Entertainment.
O produto rival causou uma batalha de direitos de propriedade intelectual entre as duas empresas, que a Mattel perdeu.
Veículo: Folha de S. Paulo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria