Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/07/2013 09:49 - Município busca marca regional

Com apoio da Faemg, iniciativa objetiva agregar valor à produção local, ampliando lucros.

Os produtores de São Gotardo, no Alto Paranaíba, estão se organizando para criar uma marca regional que irá identificar e diferenciar os produtos do município no mercado. A ideia é agregar valor à produção e ampliar os lucros. Programas parecidos já são desenvolvidos no Estado e apresentam resultados positivos, como o Projeto Jaíba. A expectativa é que a identidade visual dos produtos esteja pronta até o final do ano.

De acordo com o coordenador da Assistência Técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), Pierre Santos Vilela, o projeto ainda é embrionário e deve ser desenvolvido ao longo deste ano.

"Tivemos a primeira reunião e as expectativas são positivas. A ideia dos produtores de São Gotardo é criar uma marca regional, para identificar a produção. A princípio, os trabalhos devem ser mais concentrados na produção de cenoura, já que a cidade é considerada a capital deste produto", diz Vilela.

Segundo a Faemg, ao longo deste ano serão realizadas novas reuniões que irão avaliar as formas de desenvolvimento do projeto. A criação de uma marca território deverá contribuir para agregar valor aos produtos do campo produzidos na região, como já feito, com muito sucesso, na região do Jaíba, no Norte de Minas. Com o título da "capital nacional da cenoura", São Gotardo também se destaca na produção de outros hortifrútis, café e grãos.

Um dos principais desafios para os produtores do Alto Paranaíba é estabelecer os critérios de qualidade, já que a identificação regional deve ser restrita à apenas produtos de alta qualidade. Este é um dos principais requisitos para que a marca se firme no mercado e atraia a atenção do mercado consumidor.


Organização - De acordo com Vilela, o trabalho será extenso. "Os produtores precisam estar bem organizados para que o projeto se desenvolva. O trabalho será longo e exigirá muita edicação. Para que a marca regional dê certo é importante que a produção seja de alta qualidade e que ocorra boa divulgação junto ao setor atacadista, varejista e, por fim, consumidor final, para que eles identifiquem e reconheçam o produto dentre os demais disponíveis no mercado", avalia.

Várias entidades ligadas aos produtores estão envolvidas nesse projeto, como os sindicatos rurais da região e as cooperativas Agropecuária do Alto Paranaíba (Coopadap) e a de Agronegócios do Cerrado Brasileiro Ltda (Coopacer).

Além da cenoura, também devem receber a identificação regional produtos como o abacate, cebola e alho, que têm produção elevada. O café, que já tem a Identificação de Origem (IG) do Cerrado, não deverá ser incluído na marca regional.

"Estamos otimistas em relação à criação de uma identificação regional para São Gotardo. A iniciativa é importante para agregar valor à produção local, ampliar o mercado de atuação e favorecer o reconhecimento da qualidade da produção", ressalta.

Minas Gerais produziu cerca de 415 mil toneladas de cenouras na safra 2012, em área de 8,41 mil hectares. Somente o Alto Paranaíba é responsável por 86% do volume. Os principais município produtores são Rio Paranaíba, com 156 mil toneladas anuais, Ibiá com a produção de 62 mil toneladas e São Gotardo, com volume anual de 55 mil toneladas.

Muitos produtores residem em São Gotardo mas as fazendas produtoras estão em município vizinhos, por isso a produção da cidade não é a maior. Além disso, as cooperativa têm sede em São Gotardo mas registram a movimentação da produção dos municípios vizinhos.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>