Geral
01/07/2013 11:35 - Produtora de biscoitos inicia plano agressivo de expansão
Quando Márcio Peres retornou ao Brasil no final da década de 1980, após passar uma temporada nos Estados Unidos para aprender o idioma local, ele não imaginava que iria sentir tanta falta dos cookies americanos. E o pior, que teria dificuldade de encontrá-los por aqui. O desejo, porém, acabou movendo o estudante a produzir a tradicional receita do biscoito norte-americano. Hoje a Dauper é uma das maiores fabricantes de cookies locais, há 25 anos no mercado nacional, fornecendo para gigantes como Nestlé, Pepsico, Unilever, Carrefour, entre outros.
Computando uma média de crescimento anual em torno de 35% - desde 2009 -, a companhia dá início, nesse ano, a um processo agressivo de expansão baseado na criação de 200 franquias, em todo o Brasil. Até 2016, estão previstos lançamentos de novos produtos exclusivos que levarão a marca Dauper, como, por exemplo, a linha Twist.
"Realizamos um estudo de mercado e um levantamento sobre nossos possíveis concorrentes. Apesar do plano ser bem agressivo, acreditamos que ele é factível", explicou o diretor comercial da Dauper, Raul Matos.
Inédita no mercado brasileiro e sul-americano, a nova linha de cookies e biscoitos em barra que combinam duas massas (baunilha e chocolate) com recheio de chocolate belga, devem chegar ao mercado no mês de julho, sendo comercializada na biscoiteria que a Dauper deve inaugurar na próxima semana no Shopping Villa Lobos (SP).
A escolha do lugar que receberia a segunda biscoiteria da companhia levou em consideração a boa localização e o público que frequenta o estabelecimento, majoritariamente, das classes A e B, foco de central da gaúcha.
Segundo o diretor comercial, a empresa planeja terminar o ano de 2013 com quatro lojas. "Já recebemos solicitações de empresários de Manaus até São Paulo para a abertura de franquias. Estamos animados, mas não abriremos várias unidades logo de cara, pois queremos manter nosso padrão de atendimento e gestão", disse Matos.
Em 2012, a companhia faturou R$ 22 milhões e acredita que nesse ano chegará à casa dos R$ 30 milhões, apontando um crescimento acentuado de 36,4%. Um grande salto para uma empresa que iniciou suas atividades de forma tímida, em Gramado (RS), e hoje atende marcas renomadas tanto na divisão de ingredientes, como na de marcas próprias fornecendo o produto acabado para empresas como Cacau Show e Taeq do Grupo Pão de Açúcar.
De acordo com Matos, o faturamento pode chegar a R$ 200 milhões nos próximos anos levando em consideração a criação de novas franquias, o lançamento de mais produtos e a inauguração da segunda unidade da Dauper em Canela (RS).
Mas o que motivaria uma empresa que já fornece insumos para as maiores marcas do mercado e vende produtos prontos para importantes varejistas a investir ainda mais na ampliação dos seus negócios?
Para a Dauper, essa resposta é clara. A abertura de novas lojas atrelada a uma forma de venda diferenciada pode agregar valor aos biscoitos vendidos.
"Queremos vender biscoito como se fosse um presente. Esse mercado tem espaço para crescer no Brasil passando do patamar de baixo custo para o de alto valor agregado, como ocorreu no de chocolates", ressaltou Matos.
Nova fábrica
Para a construção da nova fábrica, em Canela (RS), a Dauper investiu R$ 11 milhões durante o ano de 2012 e o início de 2013 para a compra de máquinas, criação de novos produtos e contratação de mão de obra. Segundo Matos, a nova unidade deve ficar pronta em novembro desse ano.
"Investimos 5% do nosso faturamento anual no setor de pesquisa e desenvolvimento de produtos e embalagens, mas no ano passado, essa porcentagem foi maior devido a compra de máquinas, com o qual gastamos cerca de 3 milhões de euros cada", disse o diretor.
Para o executivo, a maioria das máquinas é importada, pois oferecem a precisão necessária para o desenho dos produtos da empresa.
Segundo o diretor comercial, não existe no Brasil nenhuma fabricante que ofereça a mesma qualidade e garantia.
Conforme Matos, a inauguração da nova unidade em Canela (RS) aumentará em 40% a capacidade produtiva da companhia na primeira fase do projeto, compreendida entre 2013-2014. Na segunda fase, esse número deve dobrar entre o biênio de 2014-2015.
O número de funcionários também deve crescer. Atualmente, a Dauper emprega 230 profissionais diretamente, sem contar os distribuidores. De acordo com Matos, a companhia deve empregar mais 60 funcionários nos próximos meses na área comercial e na fábrica em Canela (RS).
A principal unidade em Gramado transferirá as três linhas de produção para Canela e ficará encarregada da produção de itens que precisam de cuidados artesanais. Hoje, a divisão de ingredientes representa 20% das vendas, enquanto varejo soma 30%, marcas próprias 40% e lojas 10%.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria