Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

27/06/2013 12:00 - Consumidor prefere lojas perto de casa

Ainda pouco adotado no Brasil, o modelo de shopping de vizinhança tem boas perspectivas de ser replicado nas principais metrópoles nos próximos anos. O conceito é simples e depende mais da disponibilidade de terrenos do que da disposição de lojistas - são cerca de 10 a 20 lojas, predominantemente de serviços e necessidades básicas do consumidor, dispostas em área aberta e com estacionamento fácil. "Com a crescente piora das condições de tráfego, o consumidor urbano busca alternativas que estejam próximas de sua residência. É um modelo muito comum nos Estados Unidos", afirma Eduardo Terra, vice-presidente do Ibevar (Instituto de Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).

De acordo com dados do ICSC (International Council of Shopping Centers), dos cerca de 50 mil shoppings existentes nos EUA, 40 mil são considerados de vizinhança. Muitos são ancorados por redes de fast food, como McDonald's e Burger King, e postos de combustível. "Mas há que considerar que o crescimento das cidades americanas, com exceção de Nova Iorque, se deu de forma horizontal rumo aos subúrbios enquanto as metrópoles brasileiras optaram pela verticalização, o que reduziu a oferta de terrenos em áreas de forte potencial de consumo", observa Terra. Do ponto de vista financeiro, a instalação de um ponto comercial é mais vantajosa em relação a um shopping tradicional devido ao menor custo com condomínio e mais flexibilidade na negociação com o empreendedor.

Na primeira quinzena de junho, o Grupo de Pão de Açúcar (GPA) inaugurou a sua primeira experiência neste segmento. O ponto marcou o lançamento da marca Conviva, que será usada pelo GPA em dois próximos lançamentos (não revelados) no segundo semestre. O espaço Conviva Américas fica situado na avenida das Américas, na Barra da Tijuca (RJ), a cerca de 1,5 km do Barra Shopping.

O ponto foi instalado em uma área onde havia um hipermercado desativado há três anos. É resultado de um investimento de R$ 40 milhões e conta com Área Bruta Locável (ABL) de 12.540 m² em dois pavimentos, dimensão maior que a média dos shoppings de vizinhança brasileiros. Segundo Alexandre Vasconcelos, presidente do GPA Malls & Properties, o empreendimento foi fruto de dois distintos vetores. "O nosso controlador Casino opera modelos similares na França, Colômbia e Tailândia e pediu um estudo nesse sentido. Ao mesmo tempo, fizemos uma pesquisa com consumidoras para avaliar qual seria o modelo ideal na transição entre as lojas nas galerias dos hipemercados para uma configuração de malls. Os resultados indicaram a viabilidade do empreendimento", afirma.

Vasconcelos conta que as consumidoras revelaram uma preferência por locais que estivessem nas proximidades e onde pudessem ir informalmente. Apesar da região da Barra ter grande oferta de centros comerciais, muitas vezes o morador é obrigado a usar o seu veículo, o que demanda cada vez mais tempo em razão das condições ruins de tráfego na região. "Com relação ao aspecto visual e comodidade, o prédio possui uma ampla varanda, o que o torna um espaço de convivência, principalmente em um bairro onde não há esquinas", diz.

O espaço é ancorado por uma loja do Pão de Açúcar e mais quatro redes, duas delas debutando no mercado fluminense (casos das paulistas Alô Bebê e Pet Shop Marginal), Centauro e SmartFit, em um total de 40 lojas. O estacionamento tem capacidade para 660 vagas, em razão da região ser bem verticalizada e contar com um público de alto poder aquistivo. O Conviva Américas conta também com salão de eventos, que será aproveitado para promover a integração dos frequentadores em atividades sazonais ou temáticas. Os próximos empreendimentos, diz Vasconcelos, serão montados em áreas menores e, pelo um deles, levará a bandeira Extra. "O fundamental é se adequar ao perfil do público", afirma.

Para Luiz Alberto Marinho, professor de Varejo da ESPM e sócio da consultoria GS&BW, o segmento de shoppings de vizinhança é também uma boa oportunidade para empresas não necessariamente ligadas ao varejo. Ele cita o caso de bancos que promoveram operações de fusões e aquisições nos últimos anos e que dentro do processo de reestruturação desativaram determinadas agências, que hoje encontram-se inativas. Segundo Marinho, o setor de shoppings está muito concentrado nos modelos tradicionais - cerca de 87%, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) - e há espaço para quem apostar na diversificação. "O momento é propício, principalmente com o aumento do poder de consumo da classe média", afirma o professor da ESPM.




Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>