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27/06/2013 11:59 - Manifestação piora cenário para o varejo

Os estragos e o fechamento antecipado de lojas provocados pelas manifestações desenham um cenário negativo para varejistas no fim deste segundo trimestre. Ainda que os analistas reconheçam que o impacto sobre as vendas possa ser pontual e, por ora, difícil de mensurar, os protestos somam-se à desaceleração do consumo das famílias e ao endividamento já elevado da população.

Pelas contas do BTG Pactual, o fechamento de lojas nas principais capitais do país durante os cinco dias de protestos mais intensos durante a semana passada deve provocar uma redução entre 1% e 2% nas receitas das grandes varejistas, num efeito considerado "marginal" pelo banco.

A Citi Corretora, é mais pessimista em relação ao setor. "Duas semanas de tráfego das lojas interrompido nas lojas não significariam muita coisa para o valor das empresas. Mas associado à fuga de capitais de mercados emergentes e ao recuo na confiança do consumidor por causa dos dados macroeconômicos brasileiros, acreditamos que qualquer queda nos lucros por causa dos protestos será significativo para as ações", dizem os analistas Stephen Graham e Nicolas Riva.

Em relatório intitulado "As pessoas não compram durante protestos", eles disseram que as manifestações tendem a manter as pessoas dentro de casa. A expectativa é que com o trânsito gerado pelas marchas, a população evite pegar o carro para ir a shopping centers e optem por fazer compras em mercados de bairro.

Nesse sentido, as empresas mais afetadas seriam varejistas têxteis como Renner , Marisa e Hering, bem como as administradoras de shopping centers, que perderiam com a receita gerada por meio de volume de vendas. As redes de restaurantes também podem ter o movimento comprometido durante o segundo trimestre, avalia o banco.

Marcelo Prado, consultor do Instituto de Marketing Industrial (Iemi), lembra que muitos protestos começaram no fim da tarde, justamente no horário de pico das vendas de varejo em dias de semana. Diz que certamente haverá reflexo negativo nas vendas, principalmente de vestuário.

O Iemi projeta crescimento de 3,8% no volume de vendas do varejo de vestuário este ano e de 5,5% no faturamento. "Deve ficar abaixo da inflação, pois as categorias que mais crescem são as de menor valor", disse Prado.

Para o Banco Fator, é "razoável" considerar algo entre zero e queda de 5% nas vendas mesmas lojas da Marisa no segundo trimestre. Os analistas Renato Prado e Taís Novaes dizem que ainda é cedo para precisar os impacto das manifestações nos resultados das empresas. No entanto, "o viés [dos protestos] é claramente negativo em função da queda no fluxo de consumidores nas lojas e efeito negativo em termos de vendas mesmas lojas".

Segundo o Fator, a confiança do consumidor é o aspecto mais importante a ser considerado agora. O banco projeta dois cenários, opostos, possíveis: retração nas vendas em função de alguma mudança no padrão de consumo ou aceleração de vendas decorrente da postergação das compras.

Após reunião com o presidente da Renner, o Santander afirmou que a direção já mostrou preocupação com o efeito do fechamento de algumas lojas durante as manifestações das últimas duas semanas. Os analistas do banco recomendam aos clientes que fiquem fora das ações de varejo no curto prazo e projeta resultados fracos para as empresas do setor no segundo trimestre.

Em visita ao Brasil nesta semana, o presidente mundial do Carrefour, o francês George Plassat, também questionou a direção da rede de hipermercados no país sobre as manifestações de rua no país. O comando da rede afirmou, no entanto, que as manifestações não teriam prejudicado as vendas.



Veículo: Valor Econômico

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