Geral
25/06/2013 12:28 - BRF inaugura centro de P&D no interior paulista
A BRF inaugurou na quinta-feira passada, em Jundiaí (SP), o BRF Innovation Center, centro de pesquisas dotado de modernos laboratórios, cozinhas experimentais e minifábricas para produção-piloto. O projeto, que contou com investimento de R$ 58 milhões, faz parte da meta da companhia de duplicar, até 2015, os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Equipado com instrumentos de última geração destinados à pesquisa de produtos, embalagens e processos, o BRF Innovation Center ocupa área de 10 mil metros e deve contar, de imediato, com 150 profissionais, entre engenheiros, farmacêuticos, nutricionistas, químicos e veterinários. Os antigos centros de P&D da Sadia e da Perdigão, localizados em Videira (SC) e São Paulo, passam a operar em Jundiaí com o objetivo de favorecer a sinergia entre pesquisadores e demais áreas da empresa.
O complexo está dividido em quatro áreas: criação e pesquisa, aplicação, cozinha e análise sensorial. Nesta nova estrutura, diferente das anteriores, haverá uma área de aplicação para a realização de testes. Serão minilinhas de produção específicas para as avaliações. "Agora, não precisaremos mais depender das unidades produtivas para realizar esses testes. Poderemos simular produção em larga escala, projetar custos e testar parâmetros de processos e características de qualidade dos novos produtos", afirma o vice-presidente de Operações e Tecnologia da BRF, Nilvo Mittanck. O complexo contará ainda com cinco cozinhas experimentais, para receber diferentes clientes, que permitirá a realização de testes sensoriais, treinamentos, ações de divulgação e, principalmente, o desenvolvimento em conjunto de produtos entre a BRF e seus principais clientes.
Com o novo centro, a BRF se torna referência em desenvolvimento tecnológico no setor de alimentos e reforça sua posição como uma das empresas mais inovadoras do mundo. A companhia tem atualmente 3,3 mil produtos em seu portfólio, dos quais 450 foram lançados em 2012. Alguns se destacam pela exclusividade e inovação, como o Chester Assa Fácil; o Hot Pocket, linha de pizzas e lanches prontos; o Meu Menu, pratos congelados e individuais; as lasanhas de massa integral e a maionese preparada com óleo de girassol, únicas no mercado; além do iogurte Batavo Pedaços, com até dez vezes mais frutas. E os diferenciais não são apenas os lançamentos de novos produtos, mas também inovações em pesquisas para redução de sódio, gordura e açúcar, por exemplo, e na área de embalagens.
Segundo Mittanck os investimentos no espaço de Jundiaí são compatíveis com a estratégia da BRF, de ser cada vez mais protagonista nos segmentos em que atua e reconhecida como empresa com vocação para a inovação. A escolha da cidade para a instalação do complexo baseou-se em uma série de fatores favoráveis, tais como: proximidade com São Paulo - maior mercado consumidor -, importantes rodovias e aeroportos, aos principais pólos tecnológicos, universidades, e aos grandes centros urbanos.
"Será uma referência dentro e fora da companhia, tanto na criação de novos negócios quanto na solução de problemas", afirma Mittanck. "O objetivo é ganhar tempo nos projetos e no atendimento aos clientes", complementa.
Sustentabilidade - As inovações no projeto do Innovation Center também são percebidas nos conceitos sustentáveis adotados na construção do complexo. Foram projetados sistemas de reutilização de água das chuvas, aproveitamento de energia solar, cobertura com jardins naturais para manter o ambiente mais fresco, o que reduz o consumo de energia e favorece a climatização interna.
O projeto é considerado modelo para futuras instalações da BRF, e é candidato à certificação internacional Leed, selo dedicado a construções sustentáveis e considerado o principal para edificações no país.
A BRF, detentora das marcas Perdigão, Sadia, Batavo e Elegê, tem cerca de 115 mil funcionários, conta com 50 unidades industriais no Brasil e onze no exterior (nove na Argentina, uma na Inglaterra e uma na Holanda), além de centros de distribuição que abrangem todo território nacional. Hoje, a BRF exporta seus produtos para mais de 120 países. Em 2012, a companhia registrou faturamento de R$ 28,5 bilhões.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria