Geral
25/06/2013 11:21 - Feiras de Produtos Orgânicos e Naturais começam na quinta-feira (27)
A Bio Brazil Fair | BioFach América Latina - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia e a Naturaltech - Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde terão início no próximo dia 27 de Junho, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Realizados ao mesmo tempo, os eventos são abertos ao público e com entrada gratuita. Ambos chegam à sua 9ª edição, representando mercados e públicos-alvo que crescem ano após ano em território nacional. Todo um mix de produtos orgânicos e naturais, como alimentos, cosméticos, terapias, roupas e acessórios estarão à disposição dos visitantes e profissionais do setor. Nas duas feiras, os visitantes poderão realizar compras diretamente dos produtores, processadores e fabricantes.
Números do setor
Orgânicos
Segundo o IPD - Instituto de Promoção do Desenvolvimento, responsável pelo Projeto Organics Brazil, outro parceiro da Bio Brazil Fair | BioFach América Latina, o mercado de produtos orgânicos no Brasil faturou, em 2012, R$ 1,5 bilhão, com a expectativa de, em 2014, atingir os R$ 2 bilhões. Ainda segundo o Instituto, 1/3 desse orçamento é oriundo das exportações.
Varejo
De acordo com estudo feito pela ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados, a venda de produtos orgânicos nos supermercados alcançou R$ 1,82 bilhão em 2012. O crescimento em relação ao ano anterior é de 63%. No mesmo período, a participação desses produtos no faturamento total do canal supermercados passou de 0,5% para 0,75%.
Naturais
De acordo com levantamento divulgado no programa de TV "Pequenas Empresas Grandes Negócios", o mercado de alimentos saudáveis e suplementos deve movimentar R$ 20 bilhões, com crescimento estimado em 40% entre 2012 e 2013. Este cenário vai ao encontro do grande número de pessoas que está aderindo a uma alimentação e estilo de vida mais voltados ao bem-estar e à ética alimentar. Segundo pesquisa IBOPE feita em 2010, o Brasil conta com pouco mais de 15 milhões de vegetarianos (pessoas que não se alimentam de carne, mas que podem, ou não, consumir outros produtos de origem animal), eles correspondem a 8% da população.
Café da manhã orgânico e natural
Com uma grande variedade de produtos, é possível montar uma farta mesa só de produtos para a refeição matinal, como cereais, sucos, bebidas sem lactose, cookies, achocolatados (Native); geleias e chás (Armazém Sustentável, Blessing e Apisnutri); Café solúvel (Frutas Exóticas Brasileiras) entre outros alimentos.
Macarronada orgânica
Proporcionando uma opção saudável para o almoço, destacam-se massas alimentícias à base de milho em versões fusilli, com opções à base de quinua ou de tomate; penne com linhaça dourada e penne tradicional (Tivva). Entre os molhos, uma opção mais concentrada que as disponíveis no mercado que, além de não levar água em sua preparação, ao invés de ácido, combina temperos orgânicos, proporcionando mais leveza ao paladar. (Blessing Organics).
Festa vegana
As festinhas de aniversário agora podem ganhar versões 100% veganas ou ainda oferecer alternativas para crianças e adultos que seguem essa dieta, com salgadinhos de festa e hambúrgueres 100% naturais, sem glúten e sem qualquer tipo de ingrediente de origem animal (Mr. Veggy).
Sobremesas orgânicas e para diabéticos
Alternativas saudáveis para quem não abre mão dos doces: chocolate orgânico com três porcentagens de cacau (Native); bolos e trufas para diabéticos (Doces Aledora) e doce de leite orgânico com caramelo de café (Do Pé ao Pote).
Primeira idade orgânica e sustentável
Para os bebês, as feiras destacam algumas curiosidades como Papinha e Mingau Orgânico (Jasmine); Trocador de fraldas ecológico e fraldas biodegradáveis orgânicas (Wiona).
Cosméticos e beleza
Na feira será possível encontrar uma vasta gama de cosméticos naturais, livres de testes em animais e feitos com matérias-primas 100% extraídas da natureza. Dentre as novidades estão o spray floral corporal, máscara de argila, óleo essencial de gerânio, balas de colágeno hidrolisado, entre outros.
Curiosidades
Petiscos orgânicos para cães: além do sabor atrativo aos cães, esses aperitivos possuem funções hipoalergênicas e neuracêuticas. Os produtos são feitos sob todas as regras orgânicas, inclusive, com o selo da agricultura familiar. (Advita)
Sal Rosa: O produto apresenta 60% menos de sódio, é rico em minerais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro, e ajuda a regular o teor de água no corpo, promovendo o equilíbrio do pH das células e diminuindo a retenção de líquido. O sal pode ser utilizado gastronomia, cosmoterapia, fengshuy, aromaterapia e até mesmo no esoterismo. (Empório do Mel)
Frutas para astronautas: as frutas liofilizadas figuram entre os tipos de alimentos mais consumidos por astronautas da NASA, por ter prazo de validade extenso e grandes propriedades alimentícias. (Frutas Exóticas Brasileiras)
Biojóias: joias orgânicas produzidas com matérias-primas extraídas da natureza, como folhas, sementes e até pedras. A produção é 100% artesanal e segue os mais rígidos padrões orgânicos. (Ateliê Especiarias)
Cachaças orgânicas: diversostipos decachaças envelhecidas e produzidas com matérias-primas 100% orgânicas. Algumas delas, inclusive, premiadas internacionalmente. (Porto Morretes, Velho Alambique, Cachaça Samanaú e Casa Bucco).
Farinha de Uva Orgânica: Produzida com sementes de uvas orgânicas certificadas que são separadas durante o processo de elaboração do suco de uva, sem fermentação, e onde são secadas a baixa temperatura e posteriormente passam por prensagem a frio para extração do óleo (utilizado para fins cosméticos e alimentícios). (UvaSó/ Econatura)
Terapias
Dentre as terapias, os visitantes poderão conhecer diversos métodos que auxiliam no tratamento de diversos problemas de saúde, como aromaterapia, terapia com cristais e até terapia com emissão de cores.
Parceria internacional
Uma das novidades é a parceria com NürnbergMesse, promotora da BioFach, maior evento de orgânicos do mundo, com edições na Alemanha, Índia, China, Japão e Estados Unidos. Com a união, a Bio Brazil Fair | BioFach América Latina passa a integrar o calendário internacional de feiras dedicadas aos orgânicos e amplia as oportunidades de negócios de seus expositores com compradores do mundo todo.
Especialistas Internacionais
Alguns dos principais expoentes mundiais do setor de produtos orgânicos estarão no Brasil para participar do 9º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, que integra a programação da feira. Os palestrantes estarão disponíveis para falar com a imprensa no dia 28 (quinta-feira).
Matthew Holmes: diretor do Canada Organic Trade Association (COTA)
Laura Batcha: diretora do Organic Trade Association Estados Unidos (OTA)
Katherine Di Mateo: Consultora Internacional
Denise Godilho: Representante da Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM)
Janis Grover - consultora americana de varejo
Amarjt Sahota - diretor executivo do instituto de pesquisa Organic Monitor
Responsabilidade socioambiental
Em parceria com o IBDN - Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, a Francal coloca em prática seu projeto Coleta Seletiva em Pavilhão nas feiras Bio Brazil Fair | BioFach América Latina e Naturaltech. O projeto consiste em dar destinação ambientalmente correta aos resíduos sólidos gerados nas etapas de montagem, realização e desmontagem das feiras. Com isso, o material reciclado se reverte em renda para as famílias que atuam nas cooperativas de catadores ligadas ao IBDN em vez de aumentar a pressão sobre os já saturados aterros sanitários.
Neutralização
O projeto de Neutralização de Gás Carbônico realizado pela Francal Cidadania e IBDN também faz parte da Bio Brazil Fair | BioFach América Latina e Naturaltech e de todo o calendário da Francal Feiras. A aferição de CO2 emitido a partir de variáveis como consumo total de água e energia elétrica do pavilhão, consumo de combustível com deslocamento do staff da promotora, quantidade de material de divulgação impresso e distribuído, entre outros, dá origem ao relatório de sustentabilidade com o total de gás carbônico liberado e a recomendação do plantio de mudas de árvores.
Implantado, em 2010, este projeto resultou até hoje em mais de 1.500 tCO2e (toneladas de Dióxido de Carbono equivalente) e no plantio de cerca de 8.000 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.
Santa Casa
A novidade nesta edição das feiras é a parceria com a Santa Casa de São Paulo na campanha Cupom é Vida, que consiste em incentivar as pessoas a depositar cupons fiscais sem CPF em urnas colocadas na saída do pavilhão e em pontos estratégicos da praça de alimentação.
O objetivo da ação, que vem sendo realizada pela Santa Casa desde abril de 2010, é arrecadar fundos para construir um Centro Infantil de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos para crianças com doenças sem possibilidades de cura. Mais informações sobre a campanha promovida pela Santa Casa e que recebe, durante esta edição da Bio Brazil Fair | BioFach América Latina e Naturaltech, o apoio da Francal Feiras, podem ser obtidas no site www.cupomevida.org.br
BIOBRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA 2013 - 9ª FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLOGIA
NATURALTECH 2013 - 9ª FEIRA INTERNACIONAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PRODUTOS NATURAIS E SAÚDE
Data: 27 a 30 de junho (aberta ao público somente nos dias 29 e 30)
Horário: das11 às 20 horas todos os dias, exceto dia 30 (das 11 às 19 horas)
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera
Promoção/Realização: Francal Feiras
Colaboração: NürnbergMesse
Patrocínio: SEBRAE, Itaipu Binacional, Cultivando Água Boa
Apoio Bio Brazil Fair | BioFach América Latina: IPD Orgânicos, Apex - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
Apoio - Natural Tech: ABC Spas - Associação Brasileira de Clínicas e Spas; ABC Farma - Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico; ANFARMAG - Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais; SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sociedade Vegetariana Brasileira.
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria