Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

18/06/2013 11:17 - Empresária investe R$ 1,5 milhão para vender cápsulas de café gourmet nacional

Produção inicial será destinada para bares, hotéis e restaurantes; mercado doméstico será incluído no ano que vem

Com mais de 25 anos de experiência profissional no segmento, a empresária Monica Leonardi prepara-se para lançar sua empresa e aproveitar o novo mercado de cápsulas de café no Brasil. A Leonardi vai atuar no meio da cadeia de produção com a proposta de ajudar o torrefador nacional a encapsular seus sabores de café. A empresária investiu cerca de R$ 1,5 milhão para comprar máquinas, estruturar a empresa. Ela prevê retorno em

Monica explica que as empresas de torrefação nacionais não têm como investir no equipamento para encapsular o café – o investimento é alto e o retorno será apenas no longo prazo. “Quero abrir o mercado e fazer com que os torrefadores possam oferecer seus produtos em cápsulas. Quero valorizar o café brasileiro”, afirma Monica, que também é diretora-executiva da La Spaziale no Brasil, a empresa faz máquinas de café.

Nesta primeira fase da empresa, as cápsulas serão direcionadas para bares, hotéis e restaurantes. “No primeiro momento, não entro no mercado doméstico. Não entro concorrendo com a Nespresso. Vou trabalhar com uma cápsula que tem a patente quebrada há mais de 15 anos”, explica Monica. Os planos para o varejo estão guardados para o segundo semestre do ano que vem.

“Os hotéis, bares e restaurantes poderão servir um produto de qualidade com praticidade e constância durante o dia, principalmente com esse crescimento impulsionado pela Copa do Mundo e Olimpíadas e a dificuldade de se encontrar mão de obra especializada no setor”, destaca Monica. As cápsulas serão usadas em máquinas profissionais, adaptadas ou especialmente projetadas para extrair o café das cápsulas.

Até agora, Monica conta com dez torrefadores interessados na novidade. Um deles é o café Santa Monica, que administra fazendas em Minas Gerais. A ideia é adotar um sistema aberto de produção, com a participação ativa dos torrefadores no processo de envasamento.

A expectativa é que a máquina chegue da Itália no próximo mês para dar início à produção ainda em agosto. A previsão para o primeiro ano de operação é de 3 milhões de cápsulas, mas a meta é dobrar a produção em 2014. Outro diferencial da empresa será o uso de cápsulas biodegradáveis com tempo de decomposição de seis meses – de acordo com a empreendedora, os produtos tradicionais levam cerca de cinco anos.

Segundo dados da consultoria Euromonitor, as vendas brasileiras no varejo do café em cápsula cresceram mais de oito vezes na comparação dos anos de 2008 e 2012, de R$ 24,5 milhões para R$ 206,4 milhões.

A gerente de pesquisa da Euromonitor no Brasil, Meika Nakamura, destaca o potencial da categoria nos próximos cinco anos. “A Euromonitor estima que o café em cápsula no varejo irá crescer 117% em valor. Isso se deve ao aumento do poder aquisitivo, principalmente da classe média, e a oferta de modelos a preços acessíveis”, diz. A gerente pontua que há alguns anos existiam à disposição máquinas que custavam mais de R$ 800 e hoje há modelos a partir de R$ 280.



Veículo: O Estado de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>