Geral
14/06/2013 10:17 - Lojistas satisfeitos com as baixas temperaturas
Cresce procura por roupas de inverno.
Temperaturas mais baixas muitas vezes são sinônimo de reforçar o guarda-roupa, o que provoca uma corrida de clientes às lojas de vestuário, calçados e acessórios. Porém, neste ano, estabelecimentos do varejo registram resultados bem diferentes. Enquanto algumas lojas observaram em maio crescimento de até 35% nas vendas, na comparação com o ano anterior, outras afirmam que a crise econômica e o elevado índice de endividamento afastaram os consumidores para longe das vitrines.
Quem comemora o bom desempenho é a Colcci, de roupas e acessórios masculinos e feminino, presente em quatro shoppings de Belo Horizonte. Conforme a sócia-proprietária Cléo Lima, o aumento das vendas no mês passado, frente a idêntico período de 2012, foi de 35%. Ela afirma que, normalmente, registra resultados melhores durante as estações mais frias, uma vez que as peças da estação têm preço médio mais elevado.
Ela aponta outros fatores responsáveis pelo sucesso. Entre eles, as novidades da coleção, que agradou, segundo ela, principalmente os homens. Contudo, Cléo Lima ressalta que o carro-chefe continua sendo a tradicional calça jeans. "Aqui, o jeans não tem erro. O cliente chega, experimenta e a grande maioria fecha a compra", relata, acrescentando que, em junho, as vendas continuam mornas, desempenho que deve ser revertido após o quinto dia útil do mês.
Incertezas na conjuntura econômica e um possível receio do consumidor não afetaram a Animale, loja de vestuário feminino e acessórios, do Pátio Savassi, na região Centro-Sul da Capital. O estabelecimento alcançou a meta de manter a estabilidade nas vendas em maio, mesmo com a abertura de duas novas unidades da marca, no bairro Lourdes, também na região Centro-Sul e shopping BH Outlet, no Belvedere, na mesma região.
"A crise, a respeito da qual tanto se fala, não afetou de forma alguma os nossos negócios. Uma das estratégias usadas para manter as vendas em alta é a constante renovação do estoque e a exclusividade das peças. Recebemos itens novos toda semana. Então, se a cliente não comprar naquela hora, dificilmente voltará a encontrar o mesmo modelo", explica o gerente, João Jardim, frisando que as clientes costumam desembolsar tíquete médio de R$ 1,2 mil a cada visita à loja.
Pijamas - As temperaturas mais baixas marcadas pelos termômetros ajudaram a aquecer a venda de pijamas, peça responsável por manter o corpo aquecido ao longo das madrugadas geladas. A sócia-proprietária da Água Fresca Lingerie, com cinco lojas em Belo Horizonte, Juliana Moraes, observou alta de 20% no quinto mês de 2013, frente a idêntico mês do último exercício. Segundo a empresária, além do frio, a variedade de modelos e tamanhos, que vai até o 56, ajudam a impulsionar a procura.
Outra estratégia utilizada pela empresa no início de cada estação são as promoções. Na de inverno, que se estende até 21 de junho, quando a estação começa oficialmente, os clientes que comprarem um pijama ganham também uma camisola. Em junho, Juliana Moraes espera manter o incremento de 20% dos negócios, expectativa justificada em grande parte pelo Dia dos Namorados. "Além disso, acredito que as noites deste inverno devem ser bem frias, o que deve motivar muitas pessoas a ir às compras", enfatiza.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria