Geral
12/06/2013 11:15 - Consultoria aponta Brasil como melhor opção para o varejo
Pelo 3º ano, economia brasileira aparece em 1º lugar em ranking com 30 países emergentes, segundo A.T. Kearney
Previsão é que país se mantenha em posição de destaque nos próximos três a cinco anos, diz especialista
Impulsionado pela expansão dos shoppings, pelo crescimento do mercado de luxo e pelo aumento do consumo da nova classe média no país, o Brasil foi eleito pelo terceiro ano consecutivo como o país mais atraente para investimentos no varejo.
A classificação considera 24 variáveis em quatro áreas avaliadas: risco-país (estabilidade politica e econômica); atratividade de mercado (potencial de varejo em vendas per capita, tamanho da população urbana); saturação (se há muita competição de companhias internacionais) e o critério de "time pressure" (avalia a rapidez com que o mercado cresce e urgência de investimentos feitos para não "perder" o melhor momento).
O resultado é apontado em relatório da consultoria A.T. Kearney, que, desde 2002, elabora o ranking do índice global de desenvolvimento do varejo, que mede a preferência de investidores de grandes empresas em relação às economias mundiais.
Mesmo com a recente desaceleração da economia e rebaixamento da nota dada ao Brasil, o consultor considera que os investimentos devem continuar em alta nos próximos 3 a 5 anos. "Eventos como Copa e Olimpíada manterão o varejo aquecido."
Dos 30 países classificados na lista deste ano, 7 estão na América Latina: Brasil, Chile (2º lugar), Uruguai (3º), Peru (12º), Colômbia (18º), México (21º) e Panamá (22º). No total foram selecionadas 200 nações consideradas em desenvolvimento.
"Mais de 50% da população já pertence à classe média brasileira. Há um ambiente de estabilidade econômica e baixo desemprego que permite mais acesso ao crédito", afirma Esteban Bowles, sócio da consultoria no Brasil, que destaca crescimentos anuais da renda per capita.
"São 30 a 40 shoppings abertos a cada ano, em regiões como interior de São Paulo e Nordeste; novas marcas de luxo chegam ao país e investimentos são feitos nas redes de varejo alimentar, drogarias, moda. O Brasil lidera a atenção dos investidores por causa dessa combinação de fatores", completa.
GRIFES
Entre os shoppings que atraem novas grifes ao país, como Sephora, Miu Miu, Miuccia Prada, o relatório destaca o JK Iguatemi, em São Paulo, e o Village Mall, no Rio. "A Tiffany & Co. está abrindo em Curitiba sua quinta loja neste ano. O mercado de luxo está em expansão."
Além desses investimentos, a consultoria destaca as recentes aquisições feitas no varejo: o JPMorgan Asset Management investiu US$ 45 milhões na loja on-line de moda Dafiti, e o grupo Carlyle comprou 85% da varejista de brinquedos Ri Happy.
Os investimentos dos fundos em varejo passaram de 5% em 2011 para 22% em 2012, segundo dados da Abvcap (Associação Brasileira da Indústria de Private Equity e Venture Capital).
Veículo: Folha de S. Paulo
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