Geral
07/06/2013 10:25 - Ciência busca explicar as decisões do consumidor
Experiência vivida traz marcas que impactam na avaliação de compras
As deduções do cérebro na hora do consumo, que influenciam na opção de um produto ou serviço, instigam os debates do 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Há entendimento de que nenhuma decisão é baseada apenas na razão, por isso a neuroeconomia busca identificar os estímulos que têm maior impacto na escolha dos consumidores.
Ao mostrar exemplos de como a razão e a emoção se relacionam na tomada de decisões, o neurocientista André Palmini trouxe ao evento conhecimentos científicos para avaliar o comportamento humano e quais propagandas são mais eficientes.
– Cada experiência que se tem na vida traz uma marca emocional que impacta no racional – disse Palmini, coordenador de projetos científicos do Instituto do Cérebro na PUCRS.
Conforme o especialista, regiões do cérebro captam sensações positivas e negativas, que remetem ao desejo de ter ou não ter algo:
– Por isso, as decisões têm maior chance de êxito quando resgatam vivências passadas e projetam consequências futuras.
Para o fundador e diretor de criação da agência japonesa Mori Inc., Morihiro Harano, a criação de campanhas publicitárias deve considerar dois lados: a vida das pessoas e a mensagem que se quer passar.
– Temos de pensar numa memória compartilhável com a audiência – resumiu o publicitário.
O festival em Gramado, que reúne cerca de 5 mil participantes do país e do Exterior, termina hoje.
Veículo: Zero Hora - RS
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria