Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/06/2013 10:02 - No setor varejista, é preciso precisão para evitar derrapagens

Margens de lucro são baixas e podem ser corroídas por marcações de preços errados e perdas não controladas

Montante de perdas tem relação direta com a maneira pela qual a empresa é administrada

No mundo inteiro vários setores varejistas são reconhecidos como setores de baixa lucratividade percentual sobre vendas.

É relativamente comum uma empresa varejista tem um lucro líquido após impostos em torno de 2%.

Isto ocorre porque a receita da empresa varejista é a diferença entre o preço pago pelos produtos e as margens aplicadas.

Como geralmente o preço de compra significa entre 70% e 75% do preço de vendas, as margens brutas oscilam entre 30% e 25%.

É desta margem bruta que saem as despesas fixas e variáveis, as despesas financeiras, os impostos incidentes sobre a venda e o lucro líquido.

Essa é a situação dos varejistas de bens de largo consumo como alimentos, higiene e limpeza do lar e higiene pessoal e, principalmente, os que operam com eletroeletrônicos.

Margens finais tão baixas exigem que o varejista seja preciso na marcação dos preços de venda uma vez que pequenas "derrapagens" podem levar o lucro a zero ou até ao prejuízo.

De acordo com o ranking de supermercados da revista "Supermercado Moderno", em 2010 e 2011 os supermercados brasileiros tiveram lucro líquido de 2,05% e 2,76%, respectivamente.

Na pesquisa agora divulgada, as perdas nesse setor, referentes ao ano de 2011, atingiram 1,96% representando o equivalente a 71% do lucro líquido do setor.

As perdas são parte inerente da atividade varejista e jamais serão zeradas, porém, o montante de perdas tem relação direta com a maneira pela qual a empresa é administrada e que atenção ela dá aos controles internos, uma vez que qualquer diminuição nesse percentual terá impacto direto no lucro final.

Os tamanhos das perdas divulgadas mostram que, de um lado há perdas importantes a serem evitadas, mas de outro existem boas oportunidades para o aumento de lucratividade do setor supermercadista, uma vez que essa lucratividade é fundamental para o seu desenvolvimento e prestação de serviços à população.



Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>