Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

04/06/2013 12:12 - Bic quer fazer seu tchan no mercado brasileiro

A Bic quer fazer tchan

Por que a empresa francesa escolheu o Brasil para lançar seu barbeador recarregável

Por Luciele VELLUTO

A americana Gillette, hoje parte do portfólio de marcas da P&G, transformou-se em sinônimo de lâminas de barbear. Nos anos 1990, como devem se lembrar aqueles que têm mais de 40 anos, uma de suas propagandas ficou conhecida por associar o som “tchan” ao ato de uma barba bem-feita. Quase 20 anos depois, a francesa Bic quer fazer seu tchan no mercado brasileiro. Ela já detém uma fatia de quase 10% no País. Agora, escolheu o Brasil para ser o primeiro mercado do mundo a receber suas lâminas de barbear recarregáveis, em um ataque direto à Gillette, dona de mais de 80% desse segmento. Até agora, a empresa francesa só fabricava barbeadores descartáveis. “Queremos capitalizar essa migração para produtos de maior valor”, diz Horacio Balseiro, presidente da subsidiária brasileira da Bic. 

 
87.jpg
CEO Balseiro: "queremos capitalizar a migração do consumidor para produtos de maior valor"
 
O produto, que conta com quatro lâminas flexíveis e já está à venda no mercado, foi desenvolvido na Grécia. Em 2014, ele deve começar a ser produzido nas instalações de Manaus. O investimento na linha de produção será de R$ 40 milhões, de acordo com Balseiro. Além do Brasil, Argentina e México devem receber o barbeador neste mês. Só então a Bic deve entrar com essa linha nos Estados Unidos. Em 2012, a empresa cresceu 4%, com faturamento global de € 1,9 bilhão (R$ 5 bilhões). O Brasil é a segunda maior operação da multinacional, com receita de R$ 800 milhões no ano passado. De todos os segmentos em que a Bic atua, o de barbeadores foi o que teve maior aumento nas vendas, de 13% na comparação com o ano anterior. 
 
Disputar novos mercados com grandes concorrentes não é uma novidade para a companhia francesa. Há três anos, a multinacional entrou no mercado de pilhas e, há dois anos, a decisão foi investir em colas instantâneas. Agora, a Bic quer enfrentar a rival Gillette na área de aparelhos de barbear recarregáveis, que representam 75% das vendas no mercado brasileiro, segundo Balseiro. “Em mercados em que há uma empresa dominante dessa forma, o consumidor compra não por lealdade à marca, mas por falta de opção”, afirma Maximiliano Tozzini Bavaresco, sócio da consultoria de branding Sonne. Para conseguir ser escolhida pelos consumidores, a Bic terá de provar que é capaz de fazer “tchan, tchan, tchan, tchan”. 
 

88.jpg

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>