Geral
28/05/2013 11:21 - 1/3 deixa de fumar com restrição à publicidade
Um em cada três brasileiros deixou de fumar entre 1989 e 2010 após medidas restritivas de propaganda, no País - incluindo adoção de avisos sobre os riscos defumar nas embalagens. E a maioria da população é a favor de medidas ainda mais rigorosas.
É o que revela pesquisa inédita feita com 1,8 mil pessoas. O trabalho, conduzido em Porto Alegre, Rio e São Paúlo, mostra que 92,% dos não fumantes e 89,1% dos fumantes concordam que o governo deveria fazer mais para combater o vício. Quando indagados se produtos do tabaco deveriam ter controle maior, 83,1% dos fumantes afirmam que sim. "Os números deixam claro que a população é muito receptiva", afirmou a coordenadora, Mary MacNally.
Batizado de relatório da Política Internacional do Controle do Tabaco, o trabalho avaliou a opinião de 1.830 entrevistados. A pesquisa, feita no ano passado e neste, é fruto de parceria da Universidade de Waterloo, no Canadá, com o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e outras entidades. E também identificou queda na percepção de propaganda. Em 2009, 42,8% dos fumantes relatavam que o marketing do cigarro era frequente ou muito frequente. Na entrevista mais recente, esse número caiu para 22,6%. O mesmo foi notado entre não fumantes.
Sem logo. Quase metade dos entrevistados afirmou ser favorável à adoção de uma embalagem "genérica" do cigarro: com a mesma cor, sem desenho nem logotipo. A secretária executiva da Comissão Nacional para Im-
plementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, Tânia Cavalcante, comemora os dados, mas afirma que há muito a ser feito. "Persiste a estratégia de promover produto em festa, com cartazes e luminosos. Festa não é local de venda." Ela observa ainda que no Brasil a exibição de pacotes de tabaco nos estabelecimentos comerciais continua a ser forte estratégia de marketing, particularmente para jovens. Para reduzir a atratividade, o ideal seriam as embalagens genéricas.
Veículo: O Estado de S. Paulo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria