Geral
27/05/2013 09:58 - Publicidade no metrô deve saltar 100%
Atualmente, sistema conta com uma média de 50 anunciantes, entre médias e pequenas empresas.
A publicidade em estações e vagões de metrô torna-se cada vez mais interessante em função dos resultados que alcança. Isso porque o número de usuários aumenta a cada dia. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o meio de transporte atingiu, em 30 de abril, a marca recorde de 237 mil passageiros em um único dia. Com isso, a quantidade de pessoas transportadas em abril de 2013 passou para 5,7 milhões, aumento de 500 mil em relação aos 5,2 milhões em abril de 2012.
Outro fator responsável por favorecer a publicidade nas estações e nos vagões da única linha que corta a Capital, responsável por conectar a avenida Vilarinho, na região de Venda Nova, ao bairro Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é que elas passam por cinco shopping centers: Boulevard Shopping, na região Leste; Big Shopping e Itaú Power Shopping, em Contagem; Estação BH, em Venda Nova e Minas Shopping, na região Nordeste.
Segundo o diretor-executivo da Flymidia, empresa que há um ano venceu a licitação e passou a gerenciar com exclusividade a operação das mídias no metrô da capital mineira, Ricardo Dias Barbosa, essa forma de divulgação atinge a um público fiel, composto pelas classes C e D. "Embora ainda seja apenas uma linha, as pessoas, sempre que podem, preferem utilizar o metrô, em decorrência de fatores como conforto, agilidade e pontualidade", esclarece.
O meio de transporte oferece diferentes tipos de espaços, destinados à divulgação de bens de consumo e serviços. Entre eles, Barbosa destaca as placas nos vagões, adesivos de piso, quadros nas estações e plataforma de embarque. Ele acrescenta que, embora haja uma boa procura por todos os produtos, uma vez que cada um deles é capaz de atender de maneira mais satisfatória a um tipo de anunciante, os quadros nas estações costumam manter a preferência.
Atualmente, o metrô conta com uma média de 50 anunciantes, entre médias e pequenas empresas. A expectativa é que, até o fim do ano, este número alcance uma centena. A estimativa é que a publicidade no metrô movimente cerca de R$ 1,2 milhão por mês, sendo que há potencial para que a receita seja duplicada. O diretor-executivo da Flymidia lembra que alguns fatores devem fazer com que a divulgação no metrô se torne ainda mais interessante. Entre 2014 e 2015, em função das competições esportivas, o número de trens deve ser ampliado. Há também a expectativa que novas linhas saiam do papel.
Clientes - Ao que tudo indica, as empresas que anunciam no metrô estão satisfeitas com os resultados obtidos. Esse é o caso do Minas Shopping, centro de compras localizado na região Nordeste de Belo Horizonte. Aliás, uma das mais movimentadas estações do metrô fica anexa ao mall e, devido à proximidade, foi batizada com o seu nome. "Estimamos que cerca de 20% do nosso fluxo diário de clientes cheguem ao shopping por meio do metrô. Então, nada mais lógico do que estarmos presentes no local", afirma o gerente de marketing, Renan Fernando Ferreira e Souza.
Pesquisas realizadas pelo departamento que gerencia revelam que o público identifica e percebe esse tipo de publicidade, o que transforma os espaços disponibilizados pelo metrô em uma opção vantajosa. Ele estima que 5% da verba anual de mídia se destine ao metrô. Caso o poder público continue investindo em melhorias, o que deve atrair um número maior de passageiros, a verba pode atingir um percentual bem maior. "A relação que existe entre custo e benefício já é boa e o metrô de Belo Horizonte, por enquanto, tem apenas uma linha. Imagina se mais áreas fossem contempladas", explica.
No entanto, ele ressalta que a publicidade no metrô não substitui os investimentos em outros meios de comunicação, como rádio, televisão, jornais e revistas e que ele se tornou um meio interessante, sobretudo após a imposição do novo código de posturas de Belo Horizonte, que proíbe e impõe limitações em relação à instalação dos outdoors.
Quem também optou por investir nesse tipo de mídia é o Centro Universitário UNA, aconselhado por sua agência de publicidade. Entre as vantagens, a coordenadora de comunicação da instituição, Carolina Silveira Gomes, aponta que a divulgação é adequada ao público que pretende atingir, além do crescente volume de passageiros, nas estações e vagões, e o fato de ser uma mídia de baixa dispersão.
A UNA optou por trabalhar dois tipos diferentes de peças publicitárias. Portanto, é possível identificar a marca dentro dos vagões e nas catracas que controlam a entrada e saída dos passageiros. "Assim, atingimos a todos, tanto quem está apenas circulando, quanto aqueles que utilizam o metrô para ir estudar e trabalhar, diariamente", destaca. Da verba que a instituição dispõe para gastar com publicidade, cerca de 10% se destina ao metrô.
A instituição começou a anunciar nos trens e estações no fim do ano passado. O alcance de suas metas e resultados optou fez com que ela optasse por manter o investimento em 2013. "No metrô, temos a chance de trabalhar com peças mais inovadoras, o que ajuda a atrair uma atenção ainda maior", frisa Carolina Gomes.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria