Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

27/05/2013 09:13 - Protecionismo é entrave ao comércio bilateral

O protecionismo é o principal entrave à expansão do comércio entre Brasil e Índia --as duas economias são vistas como fechadas pela comunidade internacional.

Além disso, o acordo comercial entre o Mercosul e a Índia, assinado em 2005, é bastante limitado e dificulta o avanço do comércio bilateral, segundo Rodrigo Branco, economista da Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior).

O governo concorda. "O acordo comercial, como está, não atende às necessidades de dinamização desse comércio. É muito importante ampliá-lo e estamos procurando as autoridades indianas para isso", afirma Daniel Godinho, secretário interino de Comércio Exterior.

A Índia é um dos países campeões na aplicação de medidas protecionistas. Entre 2009 e 2012, iniciou 98 ações antidumping contra importações. O Brasil abriu 88 e a China, 34, segundo dados da OMC (Organização Mundial do Comércio).

"Não é um mercado potencial óbvio como a América do Sul e os EUA, nos quais você consegue entrar com uma grande variedade de produtos se tiver preço e qualidade. Na Índia, não é só isso", diz Branco, referindo-se às barreiras contra os importados.

Ao mesmo tempo, no entanto, os indianos ampliaram a sua participação nas exportações globais, de 0,6% em 2000 para 1,7% no ano passado. A fatia foi superior à do Brasil, que ficou em 1,3%.

O país também é o 19º maior exportador do mundo --novamente à frente do Brasil, que ocupou a 22ª posição em 2012-- e apresenta o segundo maior deficit comercial do mundo, atrás apenas dos EUA, observa José Augusto de Castro, da AEB.

Para Branco, o primeiro passo para expandir o comércio bilateral deve ser o desenvolvimento de um mercado já desenvolvido entre as duas nações: o de petróleo.

O produto responde por 60% das exportações brasileiras à Índia, que caem 50% até abril devido à menor produção da Petrobras e ao aumento do consumo no Brasil. Só as vendas de petróleo despencaram 70% no período.

Do outro lado, o óleo diesel representa 40% das compras que o país faz da Índia.

"As refinarias indianas têm boa produtividade com o óleo brasileiro, mais difícil de ser processado. É um mercado que deveria ter mais atenção da Petrobras", diz Branco.



Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>