Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

22/05/2013 11:36 - Disputa pelo tempo do consumidor marca fase atual

A nova geração de consoles de videogame, composta pelo Wii U, da Nintendo (lançado no fim de 2012), o PlayStation 4, da Sony, e o Xbox One, da Microsoft, vai enfrentar um cenário mais competitivo que seus antecessores. Diferentemente do que ocorreu há oito anos, quando os consoles da atual geração (Wii, PlayStation 3 e Xbox 360) chegaram ao mercado, a disputa passou a incluir outras categorias de aparelhos.

Agora, companhias como Apple e Samsung, que fazem celulares e tablets, estão no páreo. Nenhuma delas manifestou intenção de passar a fabricar videogames, mas elas não precisam disso. Esses dispositivos portáteis, que passam boa parte do dia no bolso - ou na bolsa - de milhões de pessoas ao redor do mundo, tornaram-se um ingrediente importante para o mercado de jogos. Para se ter uma ideia, os jogos compõem metade da lista dos aplicativos mais baixados na loja on-line da Apple, que na semana passada atingiu a marca de 50 bilhões de downloads desde seu lançamento, em 2008.

Especialistas e executivos do setor amenizam a concorrência entre os consoles e os dispositivos móveis, ao argumentar que esses últimos não chegam a ser concorrentes diretos. Na opinião deles, celulares e tablets funcionam mais como uma porta de entrada para o entretenimento digital.

Há, de fato, diferenças entre os jogos disputados nessas plataformas. Joguinhos mais simples como "Angry Birds" e "Where´s My Water", que fazem sucesso nos celulares, não são os produtos que os aficionados fazem fila para comprar e jogar nos consoles. Mesmo assim, observam analistas do mercado, eles fazem concorrência aos jogos mais sofisticados ao manter o usuário ocupado. A disputa é pelo tempo do consumidor.

O que perdem em qualidade gráfica e sofisticação, os jogos para dispositivos móveis ganham em praticidade. No smartphone ou no tablet é possível jogar no caminho para casa depois do trabalho, ou no consultório do dentista, o que acaba atraindo o consumidor.

Serviços de música e vídeo pela internet, redes sociais e agregadores de notícias, que sequer existiam na primeira metade dos anos 2000, hoje também disputam a atenção dos consumidores. É outro complicador.

Os fabricantes de consoles estão atentos a essas mudanças com a integração de recursos de redes sociais e outras novidades aos novos produtos. Mas com as rápidas mudanças no mundo da tecnologia, é difícil dizer qual abordagem será bem-sucedida.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>