Geral
22/05/2013 09:51 - Abaixo-assinado quer garantir trajeto original
Proposta da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí tem apoio de 12 das 21 associações municipais de Santa Catarina
Um abaixo-assinado defendendo o traçado original da Ferrovia da Integração (ou do Frango) – ligando Dionísio Cerqueira ao Porto de Itajaí – está sendo capitaneado pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). A ação tem o apoio de 12 das 21 associações municipais de SC.
Iniciado em 16 de abril, o documento possui 16 mil assinaturas. A meta é chegar a 100 mil. Para conseguir apoio à proposta e atingir o objetivo proposto, as associações estão realizando ações nos municípios filiados.
A iniciativa não foge do traçado sugerido no lançamento do edital para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), lançado no último dia 10, em Chapecó. De acordo com o secretário executivo da Amavi, Agostinho Sehnem, o objetivo é evitar que surjam propostas de traçados que saiam da linha de municípios sugerida originalmente.
– Queremos reforçar o Vale do Itajaí neste cenário – explicou.
A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) apoia o traçado da Ferrovia da Integração passando pelo Vale do Itajaí. O presidente da entidade e prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, argumenta que o traçado é o melhor por possibilitar o transporte de cargas do Oeste e também porque serve para o transporte de passageiros da região.
– A ferrovia vai beneficiar o potencial turístico do Vale do Itajaí – opina.
Lideranças defendem mudanças no traçado
Há algumas iniciativas para mudança de traçado. O deputado estadual Moacir Sopelsa, por exemplo, fez uma indicação na Assembleia Legislativa defendendo um traçado passando por Chapecó, Seara, Concórdia, Piratuba e Capinzal, passando por Herval d’Oeste.
Atualmente o processo da Ferrovia da Integração está na fase de recebimento de propostas para o EVTEA. O vencedor deve ser anunciado no dia 26 de junho.
O edital prevê que logo após o EVTEA será contratado o levantamento aerofotogramétrico e, na sequência, o projeto básico. O prazo é de 22 meses com custo para esta fase de R$ 69 milhões. A obra em si deve ser concluída até 2019, com custo de R$ 4 bilhões.
Veículo: Diário Catarinense
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