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17/05/2013 10:09 - Grupos internacionais miram setor de cosméticos no Brasil

Marcas de cosméticos e maquiagem traçam planos agressivos de expansão orgânica no Brasil a partir do aquecimento no setor. Players como as americanas NYX e Maybelline NY planejam pelo menos dobrar o número atual de unidades no País. Enquanto isso, brasileiras como Contém 1g buscam novos mercados em cidades interioranas para não perder espaço neste mercado.

A Maybelline NY, pertencente à gigante de cosméticos L'Oréal, pretende contar com 50 quiosques próprios da marca até o fim de 2013. Atualmente a empresa, que atua nos públicos A, B e C conta com 14 pontos de venda em funcionamento, distribuídos pelo do Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.

Com apenas uma loja pertencente à L'Oreal e todas as outras abertas através de franquias, a marca busca sedimentar sua presença no País. Em entrevista exclusiva ao DCI, a diretora de marketing da Maybelline, Renata Kameyama, afirma que o foco será a abertura em shopping centers de grandes cidades brasileiras.

"Está planejado que sejam abertas novas unidades muito em breve em São Paulo, tanto na capital como no interior. A expansão começa principalmente no Nordeste e Sudeste, ao longo de 2013". Este ano já foram inaugurados pontos de venda em Recife (PE), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). Todo o processo está sendo feito sob consultoria da Franchise Store, empresa especializada em traçar planos de expansão por franchising.

De acordo com a executiva, a tendência de expansão através do sistema de franquias deve ser mantida. "A expectativa é que Maybelline continue com um número bastante agressivo de crescimento nos próximos anos."

Mesmo com a crescente importância dos quiosques próprios, o varejo tradicional continuará sendo um canal importante para o player. Presente no País desde o ano 2000, os cosméticos só eram vendidos em lojas de departamentos e farmácias até o ano de 2010, quando foi aberto o primeiro ponto de venda da marca no Norte Shopping, no Rio de Janeiro.

Após a inauguração da loja própria, há três anos, foram abertas três unidades em 2011 e mais uma no ano passado. A diretora de marketing da empresa explica que esse período foi importante para o processo que viria a seguir. "Esses anos serviram como preparação para a expansão agressiva que a Maybelline planeja ainda em 2013 e nos próximos anos. Contratamos profissionais, especializados nesse processo e em planejamento".

O mix de produtos da Maybelline no País também será expandido. Com cerca de 180 produtos vendidos atualmente no Brasil, a linha deve alcançar até 300 ainda em 2013, todos de fabricação própria. "Ritmo de lançamentos vai ser bastante intenso este ano. Lançamos em fevereiro no Brasil o BB Cream, sucesso absoluto em outros continentes e também inovações no carro chefe da marca, a máscara colossal, por exemplo", completa.

Para a empresária, a ideia de compras interativas em espaços que levam o nome do player permite atrair um número maior de clientes. "Classificamos esses novos pontos de venda como a segunda geração. É uma grande evolução, que mostra mais claramente os códigos e conceitos da marca, em que a cliente testa produtos com maquiadores e pode levá-los para casa".

Expansões

Outras marcas de cosméticos também planejam crescer no ano de 2013 através da abertura de novas franquias. A empresa americana NYX pretende chegar a 200 unidades até 2016, e cerca de 80 ainda em 2013. Atualmente, são 26 pontos de venda em funcionamento, instalados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Sergipe.

De acordo com o diretor de marketing e expansões da NYX, Rogério Casagrande, o foco serão as metrópoles, inicialmente. "A princípio, a estratégia é entrar nas principais capitais brasileiras, com população acima de meio milhão de pessoas. Na sequência abrir pontos em cidades próximas desse universo".

Casagrande ainda afirma que o aquecimento na venda de produtos de beleza colabora para a expansão feita pelas redes.

"A minha interpretação é que o mercado de cosméticos no Brasil caminha para ser o segundo maior mundial, crescendo 10% ao ano. Antes a mulher tinha que ir até uma farmácia ou adquirir os produtos pelo porta a porta. Com lojas que vendem exclusivamente maquiagem, há um consultor que tira dúvidas e uma maior variedade de produtos".

Já a brasileira Contém 1g pretende abrir mais 30 pontos de venda até o final do ano, chegando a quase 200 lojas. Há previsão de inaugurações nos grandes polos econômicos e em cidades do interior, como Ananindeua (PA), Caruaru (PE), Contagem (MG) e Vila Velha (ES).

No ano de 2012, a marca teve faturamento de R$ 152 milhões e há previsão de um crescimento girando em torno de 25%.



Veículo: DCI

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